A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Ano de Escolaridade:
10.º ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Foi organizada uma saída de campo à "Quinta do Covelo" (Jardim Urbano no centro da cidade do Porto, situado na proximidade do Colégio). Foi realizada uma contextualização prévia em sala de aula tendo os alunos preenchido um inquérito pré-atividade. Os alunos receberem um documento orientador das tarefas a concretizar onde constavam os elementos a recolher das diversas espécies e indicação de ferramentas informáticas que poderiam utilizar na identificação das diferentes espécies de fauna e flora. Foi levado também algum material para recolha e acondicionamentos de amostras de mão de rochas e solo que foram posteriormente analisadas em laboratório. Foi realizada uma atividade prática laboratorial para realizar uma análise das amostras de solo, após a sua secagem, tendo ocorrido a participação de alguns alunos de uma terceira turma do 10.º ano de escolaridade. No final da atividade os alunos responderam a um inquérito pós-atividade. Foram produzidos gráficos relativos às respostas dadas pelos alunos, aos inquéritos pré e pós visita, que se encontram afixados num dos laboratórios da escola.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 50 alunos de duas turmas de 10.º ano. Foram selecionadas estas duas turmas pelo facto de estarem a ter, em simultâneo, aula de Biologia e Geologia.

Divulgação:
Esta atividade foi divulgada no cartaz da semana comemorativa da sustentabilidade, junto da comunidade educativa.