A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Centro Escolar de Vieirinhos (Pombal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Pré escolar

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho obedeceu a várias etapas: I - Sensibilizar as crianças para o significado da Biodiversidade;
Explorar e descobrir livremente com um binóculo (de rolo de papel) a diversidade do pátio da nossa escola. Fotografar com ajuda do adulto e contabilizar as descobertas.
II - Observar e pesquisar na sala com apoio de livros, da internet e de lupas as espécies recolhidas para depois libertar. Observar as fotos no quadro interativo. selecionar as que vamos explorar também.
III - Registos gráficos das espécies pelas crianças, á vista.
IV - Montagem do livro, preparando as páginas de acordo com as ideias do grupo. Picotagem das letras da capa.

Envolvimento dos alunos:
As crianças foram sempre as principais decisoras.
Que espécies iriamos estudar, de entre todas as descobertas e fotografadas.
Como iriamos decorar o nosso livro.
Foram envolvidos todos os alunos, selecionando depois por votação os trabalhos a utilizar no livro, pedindo sempre autorização aos seus autores para utilizar o seu trabalho no livro comum. Quando não concordaram fez-se cópia a cores Ex: Abelhão.

Divulgação:
O Livro andou de sala em sala, para ser explorado por todos.
Publicação de fotos do mesmo no Facebook do agrupamento.