A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Colégio O Sossego da Mamã (Almada)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
turma mista 1º/4ºano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Os alunos desde início da apresentação do projeto que mostraram um grande interessa pelo temática.
Primeiramente, em sala de aula, março meados foram passados vários vídeos alusivos à biodiversidade e à geodiversidade, debates de esclarecidos diversos conceitos como o de solo, fauna, flora, espécie, habitat entre outros. Na área de projeto alguns alunos escolheram diversas espécies animais para pesquisar e elaboraram cartazes. Em seguida, iniciamos as pesquisas de informações e planeamos a realização o trabalho.
A saídas para analizar o recreio, jardim e horta do nosso Colégio iniciou em abril, a partir desse momento os alunos passaram a estar ainda mais despertos para explorar e identificar as várias espécies que os rodeiam. Utilizamos guias de campo , dicionários de geologia e de biologia, usávamos a app Plant net , Picture Insect, a motivação da turma na exploração foi elevada e tronou-se habito de recreio. Da proposta de alguns alunos recolhemos algumas espécies vegetais já mortas para fazermos trabalhos de expressão plástica e observamos melhor com ajuda de lupas.
Em reunião de recreio,elegemos as plantas e os animais encontrados, para inserirmos no trabalho a que nos propusemos. Assim passamos à pesquisa de informações de cada espécie e selecionamos a informação a utilizar no nosso caderno de campo.
A criação do nosso caderno de campo, teve também grande entusiasmos por parte dos alunos e todos participaram, uns desenharam outros escreveram a informação em manuscrito, outros em formato digital .

Envolvimento dos alunos:
Turma mista de 1.º e 4.º ano com um total de 17 alunos ,
Os alunos aceitaram na sua maioria este desfio ambiental,trabalharam muito bem em grupo e partilharam informações vindas de suas casa. Exploraram o espaço exterior em 4 zonas (frente, traseiras, recreio, horta/ pátio) visto o grande interesse do grupo . Os alunos plantaram na nossa horta ,identificaram as plantas/organismos observados, a pesquisa de informação, irão colocar placas de identificação nas espécies encontradas e que não fazem parte deste caderno.

Divulgação:
O projeto será partilhado à comunidade educativa em diversos momentos: evento organizado pelo colégio dia 5 de junho ( dia Eco-escolas,) exposição no Colégio, Facebook e instagram.