A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Secundária de Felgueiras (Felgueiras)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Foi solicitado aos alunos que documentassem a diversidade de espécies de flora que encontram no recinto escolar e de micro e macrorganismos do solo do mesmo, através da observação, da pesquisa, captura de imagens e elaboração de ilustrações. Para além disso também foi solicitado à turma a identificação e descrição das características do solo.
Na aula anterior à aula de trabalho de campo foram dadas as indicações aos alunos quanto ao trabalho a realizar, formados os grupos e pedido para instalarem e se familiarizarem com as aplicações.
a) Introdução – A temática da importância de bio e geodiversidade no contexto mundial já vinha a ser desenvolvida em aula de Geografia C, dado que nas aprendizagens que concernem ao Mundo de Contrastes abordamos os problemas ambientais e os impactos humanos, abordando as questões ligadas à perda da biodiversidade, à importância da preservação dos bens comuns e também ao papel que cada um de nós e a comunidade em geral e internacional devem ter na resolução ou mitigação dos problemas. A ideia aqui foi então passar do global para o local, incutindo nos alunos a valorização do seu património natural e a reflexão em torno da sua importância.
b) Desenvolvimento – 1 – introdução ao tema – brainstorming; 2 – explicação do trabalho pretendido – caderno da bio geodiversidade da escola; 3 - formação de grupos de trabalho; 4- instalar as aplicações no telemóvel e entender o seu funcionamento; 5 – aula de campo – recinto escolar, com acompanhamento e supervisão da docente; 6 – os representantes dos vários grupos reuniram e verificou-se em grupo turma (na sala de aula) quais as espécies que mais repetiam – mais comuns; 7 – seleção das espécies a enviar como representativas da biodiversidade da escola; 8 – caracterização das espécies; 9 – caracterização do solo; 10 – elaboração das fichas técnicas (simultaneamente 1 aluno elabora as ilustrações);
c) Conclusão – ilações da docente com diálogo interativo com os alunos da relação tipo de solo/ biodiversidade; criação nas duas aulas seguintes de cartazes com todas as espécies encontradas e divulgação nas redes sociais da escola.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 19 alunos de uma turma do 12º ano, sendo que foi realizada uma aula de preparação mais teórica, uma aula de campo de 90 minutos e após esta aula a turma trabalhou os dados recolhidos e pesquisou e tratou informação. Os alunos demonstraram muito empenho, atenção e espírito de descoberta e curiosidade.

Divulgação:
Redes sociais da escola.