A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Básica de São Pedro da Cova (Gondomar)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
9ºano de escolaridade

N.º de Participantes:
40 alunos

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
• As professoras iniciaram o trabalho com a apresentação do projeto às turmas. Os alunos organizaram-se em grupos de 4 e planificaram as atividades distribuindo as tarefas pelos diferentes grupos. A atividade decorreu ao longo do ano lectivo com a participação dos alunos do 9º ano nas disciplinas de Cidadania e desenvolvimento e de Ciências Naturais.
• Os alunos Começaram por fazer várias saídas ao jardim da escola para observarem e fotografarem com os telemóveis a biodiversidade no espaço escolar.
• Nestas saídas os alunos orientaram as suas observações e monitorizações para os insectos polinizadores através da aplicação FITCount. Neste seguimento, os alunos dinamizaram acções de divulgação «O Plano de Ação para a Conservação e Sustentabilidade dos Polinizadores polli.NET.» com cartazes afixados e foram divulgar esta atividade às diferentes turmas em sala de aula.
• Posteriormente, procedeu-se à seleção das fotografias dos seres vivos (colocadas no classroom das turmas da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento) e fez-se a identificação das diferentes espécies com a utilização aplicação iNaturlist, guias de campo da FAPAS, Guias da Natureza da Plátano, entre outros guias de campo. Os alunos elaboraram a ilustração de cada espécies e preencheram a respectiva ficha de identificação.
• Outro grupo de alunos fez a recolha de amostras de rochas e de solos de diferentes áreas do jardim da escola e observaram e identificaram os diferentes macroorganismos presentes em cada solo.
• No laboratório, os alunos e grupo, realizaram as diferentes experiências no âmbito das propriedades físicas e químicas das amostras de solos e classificaram as rochas presentes nos solos do recinte do jardim da escola.

Envolvimento dos alunos:
Esta atividade envolveu os alunos do 9º ano nas turmas de Cidadania e Desenvolvimento e Ciências Naturais. Cerca de 40 alunos participaram de forma empenhada em todas as atividades do projeto, tais como: na saída para o jardim da escola, atividade experimental, pesquisas e ilustrações. Neste projeto os alunos utilizaram várias plataformas de identificação de seres vivos (Inaturlist, Floranet, Planet), participaram em projetos Ciência Cidadã (FIT Count, Polli.NET, Invasoras.pt) e no tratamento e divulgação de informação, com aplicações digitais, tais como o CANVA.
Os alunos também realizaram atividades dinâmicas e lúdicas, como o jogo de tabuleiro da Tagis (jogo Insetos em ordem), quizzes de insectos e tabelas dicotómicas para identificação espécies de insectos.
Os alunos, com estas atividades, tornam-se cidadãos mais conscientes e informados para preservar e conservar o ecossistema em que estão inseridos. Neste contexto, com este tipo de projecto, os alunos envolvidos alertaram e informaram a comunidade escolar sobre a biodiversidade presente na escola.

Divulgação:
A divulgação foi feita a partir da criação de um eBooK, blog, disponibilizado no classroom do projecto Eco-escolas, na página da Escolas e no jornal online da escola. Os alunos foram divulgar o projecto e atividades dinamizadas às salas de aulas das diferentes turmas. Neste âmbito será realizada uma exposição com todos os trabalhos do projeto bio geodiversidade do jardim da escola, na última semana de aulas, no Dia do Agrupamento da Escola.