A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola EB/JI Hortênsia Diogo Correia (Cascais)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
2.º ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Numa fase inicial abordamos o conceito de Biodiversidade, visualizando alguns vídeos temáticos sobre o assunto e explorando alguns livros.
Considerando que existência uma grande variedade de plantas na zona envolvente à escola, fomos dar um passeio pela localidade com o intuito de procurara organismos e plantas para o Caderno de Campo. Recolhemos elementos pela natureza, fotografámos e fizemos diversos registos. Após esta fase, procedemos à pesquisa na internet de forma a preenchermos a ficha de identificação dos respetivos organismos e plantas.
O trabalho final foi compilado num livro para ficar na Biblioteca, com a possibilidade de ir adicionando outras fichas de identificação.
Este projeto tem vindo a ser partilhado no Facebook e Instagram da escola, Associação de Pais e na Classroom das turmas.
Com este projeto foi possível realizarmos um herbário, que também está disponível para consulta.

Envolvimento dos alunos:
Os 25 alunos do 2.º ano mostraram grande envolvimento neste projeto. Trabalharam a pares (grupos de 2 alunos), tanto na investigação e recolha de elementos da natureza, como na concretização do caderno de campo.

Divulgação:
O trabalho em questão foi divulgado a toda a comunidade educativa através de exposições de trabalhos, do Facebook e Instagram da escola, Associação de Pais e na Classroom das turmas.