A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Básica e Secundária da Sé - Lamego (Lamego)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8ºB

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Caracterização do solo do jardim da escola

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Inicialmente, a coordenadora do programa Eco-Escolas apresentou a atividade à turma, divulgando todas as informações presentes na plataforma.
De seguida, os alunos planificaram as várias etapas a desenvolver. Assim, formaram grupos de 2 alunos tendo decidido quais os grupos que ficariam responsáveis pela investigação de espécies vegetais e quais os que ficariam responsáveis pela investigação de espécies animais. Instalaram as aplicações PlantNet, iNaturalist e BirdNet e, durante a aula de campo, fotografaram e identificaram as espécies observadas no recreio da escola. Foi curioso o facto de os alunos terem tido pela primeira vez a noção da grande biodiversidade existente no espaço escolar. Posteriormente, em sala de aula, cada grupo realizou o trabalho de investigação sobre a espécie escolhida, recolhendo informações na internet sobre as suas características físicas e ecológicas, nomeadamente, a sua distribuição geográfica, tipo de alimentação, predadores comuns, modo de reprodução, habitat e uma ou mais curiosidades sobre essa espécie. Por fim, procederam à elaboração do caderno de campo, tendo cada grupo construído uma página com a fotografia, a representação artística e as principais informações sobre a espécie investigada. Os grupos que investigaram aves decidiram ainda enriquecer a sua página do caderno de campo com um QR Code através do qual é possível aceder ao som dessa ave.
O resultado final do trabalho desenvolvido foi um belíssimo caderno de campo com informação sobre 4 espécies de plantas e 4 espécies de animais, tendo ainda sido elaborada uma página com a caracterização do solo do jardim da escola. Todas as informações relativas ao solo foram obtidas através de trabalho experimental em laboratório, realizado pela docente de Ciências Naturais, que elaborou e dinamizou o plano de aula a implementar no âmbito da geodiversidade, como enriquecimento desta atividade. De realçar que a própria capa do caderno de campo foi elaborada com elementos recolhidos no recinto escolar, nomeadamente folhas de plantas herbáceas e pétalas de flores.

Envolvimento dos alunos:
A “Biodiversidade e Geodiversidade da minha Escola” foi uma atividade realizada pelos 16 alunos da turma B do 8º ano. Este trabalho foi desenvolvido nas aulas de Ciências Naturais e de DT voz aos alunos, com o apoio da docente Beatriz Ferreira.

Divulgação:
A divulgação deste trabalho será efetuada na semana de 3 a 7 de junho, aquando da comemoração do Dia Mundial do Ambiente, juntamente com outros trabalhos sobre o meio ambiente realizados por outras turmas do ensino básico e do secundário da escola.