A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Secundária de Paços de Ferreira (Paços de Ferreira)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
10º ano e 9º ano (ilustradora)

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Ficha de caracterização do solo da ESPF

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Os alunos da turma começaram por fazer uma visita aos principais espaços do jardim envolvente da escola. Durante a mesma fizeram o registo fotográfico de diversas espécies que foram observando. Na mesma saída, recolheram amostras de solo. Na sala de aula, usando as aplicações PlantNet e INaturalist procederam à identificação científica das espécies fotografadas. Destas, selecionaram 6 espécies. Posteriormente, a aluna Maria João Pereira procedeu à ilustração das mesmas. Em relação ao solo, os alunos fizeram uma análise macroscópica do mesmo, com atenção para as principais propriedades físicas.

Envolvimento dos alunos:
Os onze alunos do 10º ano mostraram muito entusiasmo na saída até ao jardim da escola. Em todas as etapas mostraram interesse e organização na realização das tarefas planeadas. Também a aluna Maria João Pereira, do 9º ano, aceitou o desafio de modo entusiástico.

Divulgação:
A divulgação dos trabalhos foi feita através da página da escola.