A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Básica de Arreigada (Paços de Ferreira)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Ficha de caracterização do solo
Solo saibrento com formação granítica

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Fazendo parte do currículo do 3º ano os conteúdos "Plantas e Animais", planificamos uma visita a uma Mata perto da Escola, orientada pelo Observatório Ambiental de Paços de Ferreira.
Após essa atividade, o Observatório veio à Escola para construirmos um BUG Hotel para animais silvestres.
Feita a consolidação das aprendizagens efetuadas, partimos para o recreio da nossa escola, onde já tínhamos preparado a nossa estufa e plantado algumas plantas. Observamos o crescimento de algumas...e o desaparecimento de outras, questionando causas para tal facto.
Partimos então à procura de bichos e plantas que foram registados em fotografia.
Posteriormente, foi feita a pesquisa na internet da espécie registada e esse registo serviu para elaborar o trabalho de campo.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos todos os alunos da turma e indiretamente os do grupo de ano do Agrupamento e da Escola.
O trabalho de pesquisa e observação foi feito pelos discentes, embora orientados pela professora. O trabalho foi realizado a pares e/ou em grupo, sendo essa a forma normal de trabalho das crianças.

Divulgação:
A divulgação na comunidade educativa foi feita através da partilha oral com os outros alunos, da disponibilização do caderno de campo na entrada da escola e ainda de um vídeo com a compilação das atividades na página do Facebook da Escola.