A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Superior de Educação de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
2º ano da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Lisboa

N.º de Participantes:
60

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho apresentado é uma seleção de 8 trabalhos, a partir de um conjunto de 13 trabalhos de grupo, realizados por duas turmas do 2º ano da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), na Unidade Curricular Mundo Vivo.
A planificação do trabalho pelas docentes foi realizada no decorrer da Unidade Curricular. Partiu do trabalho já realizado no ano anterior, nomeadamente da apresentação ppt sobre Biodiversidade Urbana disponibilizada por Ana Sofia Ribeiro (Liga para a Proteção da Natureza).
As docentes desafiaram todos os os grupos das turmas a, durante três semanas, exploraram os espaços exteriores da ESELx, fotografando a sua Biodiversidade, com base no que já tinha sido trabalhado na Unidade Curricular.
Foram, então, organizadas duas aulas, para que cada turma fizesse a observação caracterização e registo de espécies. Foram mobilizadas ferramentas, como caixas de Petri, "caça bicharocos", lupas de mão e binoculares, pás e frascos. Foram também dadas indicações sobre apps de identificação de plantas e animais. Os telemóveis dos grupos foram indicados pelas docentes como úteis, não só para uso das app, mas também do GPS, máquina fotográfica e motor de busca. Os resultados de Projetos anteriores de caracterização da flora ( site e Eco-trilhos) e Fauna do Campus foram disponibilizados às turmas.
As docentes disponibilizaram, ainda, um template que continha as características que os grupos de estudantes deveriam registar, sendo também pedidas fotos e ilustrações.
Os trabalhos produzidos foram revistos e posteriormente divulgados no site da ESELx e na vitrine do Programa Eco-Escolas ESELx.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos cerca de 60 estudantes. No entanto, como era necessário selecionar oito espécies, os trabalhos submetidos foram realizados por 40 estudantes, distribuídos por 8 grupos.
O trabalho teve início com base no estudo da Biodiversidade, realizado na Unidade Curricular.
Durante quatro semanas os grupos de estudantes exploraram os espaços exteriores da ESELx, nomeadamente no que se refere à Biodiversidade.
No final dessas quatro semanas, os grupos trabalharam em duas aulas, pesquisando, observando e registando (foto, ilustração e texto) a biodiversidade selecionada, com múltiplas ferramentas.
As aulas decorreram com muito envolvimento e boa disposição.
O desenvolvimento do trabalho decorreu no contexto da Unidade Curricular Mundo Vivo, cuja Ficha Curricular prevê que os/as estudantes:
a) Construam conhecimentos substantivos sobre as Ciências da Vida que permitam reconhecer
e compreender a Unidade e Diversidade Biológica e o seu funcionamento;
b)Desenvolvam capacidades processuais e instrumentais em Educação em Biologia;
c) Desenvolvam atitudes e valores relacionados com a compreensão e respeito pela vida;
d) Desenvolvam capacidades de pensamento crítico, resolução de problemas, cooperação e comunicação;
e) Desenvolvam competências para a utilização das tecnologias da informação e Comunicação como
recurso de ensino/aprendizagem.

Divulgação:
Os trabalhos produzidos foram revistos e posteriormente divulgados no site da ESELx (https://www.eselx.ipl.pt/comunidade/eco-escola/atividades) e na vitrine do Programa Eco-Escolas ESELx.