A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Padre José Agostinho Rodrigues (Alter do Chão)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
9.º ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho foi proposto para ser realizado extra-aula. Numa primeira fase foram recolhidos as curvas de nível e as ortofotografias de dois locais distintos. Após análise dos documentos, a aluna optou por trabalhar com a localidade de Alter Pedroso. Todos os materiais necessários foram fornecidos à aluna e esta de forma autónoma, ainda que com alguma orientação de dois professores, foi desenvolvendo o mesmo ao longo de vários meses. Foi realizada recolha de fotografias da flora do local, no âmbito da biodiversidade e realizada uma análise do enquadramento geológico para a geodiversidade, bem como a análise das curvas de nível e das ortofotograias. Em conjunto com a maquete, a aluna realizou também um documento com enquadramento geográfico, dados da biodiversidade e geodiversidade.

Envolvimento dos alunos:
No projeto, inicialmente encontravam-se envolvidas três alunas, no entano, apenas uma acabou por desenvolver a maioria do trabalho.

Divulgação:
A divulgação foi realizada nas redes sociais da escola e no jornal local.
A maquete foi também exposta na Escola e foi realizado o convite à junta de freguesia de Alter do Chão para expor temporariamente otrabalho da aluna.