A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

International School of Palmela (Palmela)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Memória Descritiva do Trabalho Desenvolvido
Apresentação do Trabalho Realizado
O projeto "Biodiversidade na Minha Escola" foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Ciências, integrando a unidade "Food Chains and Food Webs" do currículo Cambridge. Este projeto envolveu 18 alunos do 4.º ano e teve como objetivo principal explorar e compreender as cadeias e teias alimentares através da observação e estudo da biodiversidade no ambiente escolar.
Planificação e Organização
Planeamento Inicial:
Objetivos Gerais:
Compreender as cadeias/teias alimentares e interações ecológicas.
Fomentar a ligação com a natureza através de tempo de qualidade no espaço exterior;
Incentivar o gosto, a curiosidade e respeito pela Natureza;
Incentivar a observação atenta à natureza;
Conhecer e dar a conhecer a diversidade de espécies existentes no espaço exterior escolar;
Desenvolver um projeto de aprendizagem ativa em trabalho de campo;
Utilizar ferramentas tecnológicas de identificação de espécies;
Identificar/catalogar de forma científica as espécies encontradas;
Promover o trabalho colaborativo e o relacionamento interpessoal;
Sensibilizar e motivar para a importância da preservação da biodiversidade e responsabilidade ambiental;
Promover a cidadania ativa e pensamento crítico.
Apresentação dos resultados à comunidade escolar.
Saída de Campo:
Iniciámos o projeto com uma saída ao exterior do pátio escolar, onde os alunos observaram várias espécies de plantas e animais. Todos os organismos foram cuidadosamente devolvidos ao seu habitat após a observação. Durante a observação surgiram várias questões que posteriormente foram pesquisadas, analisadas e discutidas.
Identificação de Espécies:
Utilizámos a aplicação iNaturalist para identificar as espécies observadas.
Divisão em Grupos:
Os alunos foram divididos em quatro grupos, com cada grupo a escolher as espécies que queria estudar e pesquisar, bem como as questões a serem respondidas.
Implementação do Trabalho
Pesquisa:
Nas aulas seguintes, cada grupo iniciou o trabalho de pesquisa utilizando a internet, livros e folhetos disponíveis na escola. As informações foram organizadas e preenchidas em formato digital.
Observação ao Microscópio:
Durante o processo, surgiram questões adicionais, como o estado das folhas da laranjeira que aparentavam estar doentes. Utilizámos o microscópio para observar e investigar a folha da laranjeira. Os alunos observaram várias pragas que afetavam a árvore e descobriram várias interações ecológicas existentes com outras espécies existentes.
Ilustrações:
Numa outra aula, os alunos criaram ilustrações das espécies estudadas utilizando aguarelas, canetas e lápis de cor.
Preparação das Apresentações:
Cada grupo preparou uma apresentação para os colegas, partilhando as suas descobertas e ilustrações.

Envolvimento dos alunos:
O projeto "Biodiversidade na Minha Escola" foi uma experiência enriquecedora que envolveu 18 alunos do 4.º ano, promovendo a aprendizagem ativa e interdisciplinar. Através de saídas de campo, uso de tecnologia, pesquisa bibliográfica, ilustração e apresentação, os alunos desenvolveram uma compreensão aprofundada das cadeias e teias alimentares e interações ecológicas, bem como uma maior consciência ecológica. A exposição final consolidou a aprendizagem e permitiu a partilha de conhecimentos com a comunidade escolar, destacando a importância da biodiversidade local.

Divulgação:
Exposição Escolar:
Finalmente, organizámos uma exposição para a comunidade escolar, onde os alunos puderam partilhar as suas descobertas e exibir as suas ilustrações. Esta exposição foi uma oportunidade para divulgar o trabalho realizado e consciencializar a comunidade sobre a importância da biodiversidade e da preservação ambiental.