A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola EB1/JI Boavista - Sernande (Felgueiras)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
2.º e 4.º

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
A planificação do trabalho envolveu duas vertentes: atividades a realizar na sala de aula providenciando e facilitando a sua articulação com os conteúdos curriculares, bem como atividades fora da sala de aula com vista à exploração, observação, identificação e registo da biodiversidade.
Apesar da biodiversidade ser um tema já trabalhado pelo grupo do 4.º ano foi necessário integrar o grupo do 2.º ano nesta dinâmica de trabalho, pelo que foram apresentados pequenos vídeos sobre o tema, sem esquecer a importância da geodiversidade e como ambos os temas se complementam, não podendo existir um sem o outro.
A participação da turma no projeto “Ciência Viva nos Pátios: A Geodiversidade“ proporcionou uma abordagem mais abrangente e específica deste tema e um maior envolvimento dos alunos, bem como a participação no projeto divulgado pela Autarquia ao qual candidatei a minha turma “Fundo Pias | Projeto Inovador de Ambiente e Sustentabilidade”, cujo financiamento permitiu a aquisição de digiscope que facilitaram a observação e o registo fotográfico dos “microrganismos” observados.
A atividade programada para o segundo e terceiro períodos foi realizada com alguns constrangimentos uma vez que o tempo não ajudou, fazendo com que as atividades de campo fossem constantemente adiadas.
Numa fase posterior e com as espécies registadas, os alunos do 4.ºano iniciaram a identificação das mesmas através de pesquisa na internet, consulta da informação constante dos manuais bem como cruzando a informação trabalhada ao nível da geodiversidade.
Os alunos do 2.º ano dedicaram-se à ilustração das espécies, articulando com os colegas mais velhos, na elaboração, registo da informação e respetiva correspondência com as espécies que ilustraram.

Envolvimento dos alunos:
Todos os alunos foram envolvidos no processo, ajustando as atividades aos respetivos níveis de aprendizagem e adequando as estratégias às suas necessidades, de forma que nenhum se sentisse excluído ou marginalizado.
Individualmente e em grupo, observaram o ambiente, tiraram fotos às espécies que foram encontrando e realizaram pequenos vídeos com o auxílio do digiscope ligado ao telemóvel ou apenas com o telemóvel bem como puderam ilustrar o que observaram in loco. A nível de grupo turma selecionaram as espécies a trabalhar para o caderno de campo, pesquisaram e consultaram publicações sobre as diversas espécies encontradas, registaram e organizaram a informação a colocar no trabalho final.

Divulgação:
Elaboração de um painel com as diferentes páginas do caderno de campo exposto na escola, fotos partilhadas com os pais e no Mural da Turma.