A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos (Felgueiras)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
11.ºano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Ficha de caracterização do solo.

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Os alunos do 11º Ano, turma A1, da Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos, Felgueiras, realizaram, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, um levantamento de alguns seres vivos que existem no recreio da escola, assim como realizaram, também no âmbito dessa disciplina, um estudo do tipo de solo existente nesse recreio.
A realização e implementação destas atividades encontram-se enquadradas nas Aprendizagens Essenciais para o 11º Ano da disciplina supra, a saber:
- Distinguir sistemas de classificação fenéticos de filogenéticos, identificando vantagens e limitações.
- Caracterizar o sistema de classificação de Whittaker modificado, reconhecendo que existem sistemas mais recentes, nomeadamente o que prevê a delimitação de domínios (Eukaria, Archaebacteria, Eubacteria).
- Explicar vantagens e limitações inerentes a sistemas de classificação e aplicar regras de nomenclatura biológica.
- Interpretar dados relativos a processos de exploração de recursos geológicos (minerais, rochas, combustíveis fósseis, energia nuclear e energia geotérmica), potencialidades, sustentabilidade e seus impactes nos subsistemas da Terra.
- Analisar dados e formular juízos críticos, cientificamente fundamentados, sobre a exploração sustentável de recursos geológicos em Portugal.
Para a implementação deste trabalho, foi realizado um debate alargado na turma, no sentido de perceber as potencialidades de cada aluno e com elas responsabilizar cada elemento na elaboração das tarefas propostas. Dada a pertinência e o desafio lançados aos alunos, rapidamente todos se mostraram entusiasmados em realizar algo que, para todos, era uma grande novidade. Deste modo, todos os alunos da turma – dez alunos – mostraram vontade em participar.
Posto isto, o professor e os alunos elaboraram um guião de trabalho nas vertentes da Biologia e Geologia, de modo a orientar o trabalho a realizar nas diferentes etapas. Foram criados grupos de trabalho responsáveis pelas seguintes tarefas:
1. Identificação da fauna e da flora no recinto da escola;
2. Levantamento da fauna e flora da envolvente da escola;
3. Obtenção de registos fotográficos da mais alta qualidade possível;
4. Ilustração das espécies identificadas;
5. Elaboração do layout do caderno de campo;
6. Inclusão das caraterísticas estudadas no caderno de campo;
7. Estudo do tipo de solo no recinto da escola e análise das suas caraterísticas;
8. Divulgação da atividade.
Numa primeira etapa, realizaram-se três saídas de campo ao recinto escolar para observação da fauna e flora existentes. Embora os seres vivos existentes no recinto não existirem em grande diversidade, fruto dos trabalhos de limpeza, conseguiram-se identificar algumas espécies.
Numa segunda etapa, alguns alunos voluntariaram-se para fazer um levantamento sumário da fauna e flora na envolvente da escola, de modo a tentarem perceber se estava em linha com o existente no recinto escolar, facto que se veio a confirmar.
Numa terceira etapa, os alunos procederam à identificação das espécies selecionadas, com base em guias de identificação / aplicações móveis, como o iNaturalist / Biodiversity4All. As espécies identificadas foram as seguintes: Ilex aquifolium; Quercus faginea; Iridomyrmex purpureus; Anacridium aegyptium; Podarcis lusitanicus e Laurus nobili.
Numa quarta etapa, e recorrendo aos seus telemóveis, os alunos capturaram imagens das espécies identificadas. Mais tarde, e em ambiente de sala de aula, selecionaram-se as melhores e representativas imagens a incluir no caderno de campo.
Numa quinta etapa, uma aluna, com muitas dificuldades à disciplina, voluntariou-se para realizar todas as ilustrações das espécies identificadas. De realçar que, após este momento, a aluna melhorou significativamente o seu rendimento à disciplina, tendo este trabalho contribuído para aumentar a sua autoestima e perceção das suas capacidades à disciplina.
Numa sexta etapa, um grupo de alunos realizou um layout do caderno de campo, que foi utilizado unanimemente por todos os alunos.
Numa sétima etapa, e em equipas de alguns elementos, foram elaborados os cadernos de campo na área da Biologia, onde se incluíram as ilustrações e as caraterísticas selecionadas para inclusão.
Numa oitava etapa, os alunos realizaram um estudo do tipo de solo no recinto da escola, com base em vários parâmetros, sistematizando as suas caraterísticas. Para o efeito, foram recolhidas algumas amostras, trabalhadas em laboratório, sendo utilizados manuais disponibilizados pelo professor, para caracterizar de um modo expedito o solo existente no recinto escolar.

Envolvimento dos alunos:
Nesta atividade participaram 10 alunos e todos se envolveram ativamente nesta atividade, tendo sido uma mais-valia a considerar na planificação das diferentes disciplinas para o próximo ano letivo.

Divulgação:
Numa nona e última etapa, procedeu-se à divulgação dos resultados obtidos pelos alunos. Para o efeito, utilizaram-se as vias digitais, assim como uma atividade de escola. Nesta atividade, que decorreu durante todo o dia 28 de maio de 2024, os alunos do 11.º ano estiveram a apresentar, para os colegas do ensino básico e secundário, em palestra, os resultados obtidos nesta atividade.