A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Básica 2,3 de Pegões (Montijo)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8ºano e 6ºano

N.º de Participantes:
23 (21 alunos e dois professores)

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Para a planificação do caderno de campo sobre a biodiversidade e geodiversidade da escola, dividiu-se o trabalho em duas partes: uma parte foi realizada pelo 8ºC e a outra parte foi realizada no Clube dos Cientistas. Antes de mais definimos os nossos objetivos:
- Compreender a biodiversidade presente no pátio escolar;
- Preparar os alunos para a identificação de flora e fauna utilizando ferramentas digitais;
- Observar, capturar imagens e identificar espécies de flora e fauna no pátio escolar.
- Identificar elementos da geodiversidade;
- Desenvolver competências de observação e registo científico.
1ªParte (Realizada pelo 8ºC e durante aula de Ciências Naturais de 90 min):
- Apresentação aos alunos as aplicações móveis PlantNet e iNaturalist, explicando as suas funcionalidades e importância na identificação de espécies (exploração de uma ficha informativa);
- Instalação das Aplicações Móveis, orientando os alunos;
- Verificação se todos os alunos conseguiam aceder e utilizar as funcionalidades básicas das aplicações;
- Antes de nos dirigirmos para o pátio escolar, os alunos foram divididos em pequenos grupos para facilitar a observação e o registo.
- Posteriormente, os alunos foram instruídos a utilizar os seus telemóveis para capturar imagens das espécies encontradas. Incentivou-se a captura de imagens de diferentes ângulos para melhor identificação;
- Distribuição de fichas para registo das espécies observadas, contendo campos como o nome comum e científico da espécie, data e local da observação, descrição das características principais (cor, tamanho, forma, etc.), habitat, etc;
- Já no pátio escolar, cada grupo utilizou as aplicações móveis PlantNet, iNaturalist ou Picture Insect para identificar as espécies de flora e/ou fauna e preencheu as Fichas de Identificação com as principais características das Espécies identificadas.
- Na aula de Cidadania e Desenvolvimento (90 minutos) os alunos fizeram uma pesquisa mais exaustiva das características das espécies identificadas para completarem o trabalho e construíram um padlet;
- Posteriormente, na aula de Ciências Naturais fez-se uma seleção das melhores espécies identificadas e os alunos copiaram para o caderno de campo a caracterização das diferentes espécies escolhidas, ilustraram e fizeram colagens de imagens.
2ª Parte (Realizada no Clube dos Cientistas):
- Os alunos do clube fizeram uma recolha de amostras de solo do pátio escolar;
- Observaram minhocas e restos de raízes de plantas na lupa binocular;
- Identificaram o tipo de solo a partir dos sedimentos;
- Compararam a permeabilidade do solo do pátio escolar com um solo arenoso e argiloso;
- Identificaram o pH do solo.
-Os alunos copiaram para o caderno de campo a caracterização das diferentes espécies escolhidas, ilustraram e fizeram colagens de imagens.

Envolvimento dos alunos:
A atividade de identificação de espécies de flora e fauna e análise das características do solo no pátio escolar envolveu 21 alunos, sendo 19 da turma do 8ºC e dois do Clube dos Cientistas. Esta atividade proporcionou uma experiência educativa prática e interativa.
Os alunos do 8ºC estiveram envolvidos na identificação das espécies de fauna e/ou flora do pátio escolar e pela elaboração do caderno de campo. Os alunos do Clube dos Cientistas fizeram a identificação das diferentes características do solo.
O envolvimento dos 21 alunos nesta atividade prática promoveu uma aprendizagem significativa e duradoura. Ao interagir diretamente com o ambiente natural e utilizar ferramentas tecnológicas, os alunos desenvolveram uma compreensão mais profunda da biodiversidade e das características do solo. Esta experiência prática, aliada à análise científica, preparou os alunos para futuras investigações científicas e destacou a importância da observação e documentação meticulosa na ciência.
Os alunos demonstraram muita motivação e empenho nesta atividade.

Divulgação:
Facebook do Eco-Escolas de Pegões: https://www.facebook.com/profile.php?id=100077382461997
Youtube: https://youtu.be/XNVMDLbEDeY?si=kR_abjTltQo6rx85
Padlet: https://padlet.com/lidiajose2/a-bio-e-geodiversidade-da-minha-escola-facaqjpnpdwx3fk6