A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Básica da Malva Rosa (Vila Franca de Xira)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
A participação no desafio foi motivada pelo interesse dos alunos em conhecerem a biodiversidade do nosso recreio, identificando espécies de fauna e flora. Na reunião do 1º Eco-Conselho, uma aluna do 2º ano, muito efusivamente partilhou que os pais eram Biólogos e que gostariam de colaborar com a escola na operacionalização do desafio. Numa visita à escola, fizeram um levantamento de algumas espécies de fauna existentes, procedendo ao registo das mesmas na plataforma FLORA.ON. Esta informação foi transmitida à comunidade educativa que pode fazer uma pesquisa usando o código facultado pelos pais. Os alunos ficaram entusiasmadíssimos, algumas espécies existentes na escola, acessíveis na plataforma. Fantástico!
Posteriormente, passamos à organização e implementação do desafio, com a ajuda da Encarregada de Educação. A partir de uma palestra adequada à faixa etária dos alunos do 3º ano, foram abordados conceitos relacionados com a fauna/flora e orientados sobre as diferentes etapas do trabalho a desenvolver:
- saída de campo - recreio da escola, em três locais distintos;
- observar, registar (fotografia) e recolher;
- pesquisa com utilização do Kit digital, por exemplo, nos sites: iNaturalist / Biodiversity4All/FLORA.ON.
Após a recolha de amostras de solo e de muitos registos fotográficos, realizou-se a experiência Funil de Berlese, simples, para captura e observação de animais do solo. A mesma ficou 48 horas em repouso, tendo sido posteriormente observado o solo com a lupa binocular e registadas as conclusões. Em contexto de sala de aula, num trabalho colaborativo e em grupo, cada turma selecionou as espécies sobre as quais iria realizar o trabalho de pesquisa para preenchimento das fichas informativas, a incluir no caderno de campo.
Para o caderno de campo escolhemos reutilizar um mostruário de papel de parede doado por uma empresa de decoração local, que facilitou a organização das folhas, uma por página. Claro que o caderno de campo continua em aberto! Muito mais há a descobrir sobre a Bio e Geodiversidade da nossa escola.

Envolvimento dos alunos:
Os alunos do 3º ano participaram de forma entusiasta na operacionalização do desafio. A partir da palestra dinamizada pela Encarregada de Educação cuja atividade profissional é Bióloga, foram estabelecidos os procedimentos a cumprir por cada grupo, bem com os procedimentos de segurança na utilização do material: lupas de mão, pás, sacos de recolha, lupa binocular e pratos de petry.
Os alunos foram acompanhados por professores, que procederam ao registo fotográfico indicado/selecionado pelos mesmos.

Divulgação:
A divulgação pelas restantes turmas foi através de uma montagem de fotografias que pretendeu de uma forma organizada e resumida dar visibilidade a todo o trabalho desenvolvido, pelas turmas do 3º ano. Também através do caderno de campo disponibilizado na Biblioteca da Escola, os alunos puderam ter contacto de uma forma mais direta com toda a informação recolhida e organizada, motivando-os para uma ação de proteção da biodiversidade existente na escola. A mesma informação foi partilhado com os EE das respetivas turmas, que possibilitou o conhecimento do trabalho desenvolvido e a riqueza natural que existe no nosso recreio.