A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Básica da Pontinha (Odivelas)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5º ano

N.º de Participantes:
18 alunos

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Caracterização do solo

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O presente projeto foi realizado no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, inserindo-se no tema Diversidade de seres vivos e as suas interações com o meio, e Cidadania e Desenvolvimento, inserindo-se no tema Educação Ambiental.
Inicialmente desenvolveu-se uma atividade designada por “A cientista vai à escola”, pela qual uma investigadora da Universidade de Aveiro foi apresentar aos alunos o trabalho que desenvolvia e que metodologias/técnicas utilizava no seu dia a dia, no sentido de explicar o trabalho de uma cientista/investigadora. Pretendia-se com a esta atividade, desmitificar as ideias que os alunos têm acerca dos cientistas e demonstrar que um trabalho/investigação de campo, que se realiza nas escolas, é uma das metodologias que são utilizadas na escola.
Seguidamente, abordou-se com os alunos alguns conceitos relacionados com a biodiversidade e estratégias de conservação de espécies. Com isto, explorou-se com os alunos as etapas de um trabalho investigativo e procurou-se perceber quais eram os recursos e materiais necessários para a sua realização. Sendo um dos passos a observação, os alunos realizaram um trabalho de campo, com o auxílio de um caderno de campo, onde registaram o local, data, hora e algumas características das espécies que iam observando. Além disso, fizeram o registo fotográfico da mesma e utilizando a aplicação iNaturalist encontraram o nome comum e nome científico das respetivas espécies.
Atendendo à flora e fauna observada, o seguinte passo foi escolher sete espécies das encontradas e distribuir os alunos por grupos. Na aula de Educação Visual, cada grupo desenhou a sua respetiva espécie e, no final, votaram no desenho que ia ser colocado no caderno de campo.
Posteriormente, cada grupo organizou a informação recolhida no dia da observação e ainda procuraram curiosidades sobre a sua espécie.
No final, os alunos organizaram toda a informação recolhida num novo caderno de campo e apresentaram à turma.

Envolvimento dos alunos:
Os 18 alunos do 5ºJ foram envolvidos em todo o processo de pesquisa/trabalho investigativo, desde a planificação à construção do projeto. Em grande grupo, foram definidas todas as etapas do processo investigativo, tendo consciência dos materiais necessários.
Fizeram observação, recolha e tratamento de informação, desenho das espécies e divulgação do projeto.

Divulgação:
Este projeto foi divulgado na biblioteca escolar e na página do agrupamento a toda comunidade escolar.