A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Instituto Vaz Serra (Sertã)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8.º Ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Ficha de caracterização do solo

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O projeto “Bio Geodiversidade da minha escola” foi planificado e desenvolvido com a professora de Ciências Naturais do oitavo ano de escolaridade das turmas A e B. Na disciplina de Ciências Naturais, tendo como referência a aprendizagem essencial: Caracterizar um ecossistema na zona envolvente da escola a partir de dados recolhidos no campo, foi realizada uma aula de campo no espaço exterior da escola e começaram por construir o caderno de campo. Os alunos procederam à identificação e registo fotográfico de algumas espécies e fizeram recolha de solo. À posteriori, ainda na disciplina de Ciências Naturais, em contexto de sala de aula, os alunos, em grupos, procederam à investigação das caraterísticas espécies identificadas, recorrendo a diversas fontes.
Os alunos analisaram as caraterísticas gerais do solo recolhido na aula de campo e avaliaram algumas das suas propriedades nomeadamente, a permeabilidade e capacidade de retenção de água, a cor e outras e fizeram ainda, a medição do pH.
Após esta aula ao ar LIVRE os alunos concluíram as suas pesquisas em sala de aula colocando informações sobre as espécies como nome vulgar, nome científico e outras curiosidades.
Posteriormente os alunos fizeram a conclusão das páginas das espécies escrevendo as informações e montando quer a fotografia quer a ilustração por eles feita.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos os alunos das turmas A e B do 8.º ano, nas aulas de Ciências Naturais

Divulgação:
A divulgação desta atividade foi feita à posteriori no placard existente no átrio pertencente ao programa Eco-Escolas.
Assim toda a comunidade educativa pôde conhecer a atividade “Bio Geodiversidade da minha Escola”.