A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5º e 6ºanos

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho sobre a Biodiversidade na escola teve início em outubro, com os alunos do Clube do Ambiente da escola e respetivas professoras. Estes iniciaram as suas tarefas, observando e registando algumas espécies existentes no recinto escolar, que tem uma área bastante grande. Posteriormente, o desafio foi apresentado no 1º Conselho Eco-Escolas e deu-se continuidade ao trabalho. Os alunos fizeram um levantamento das espécies vegetais, animais e outros microrganismos vivos que ocupam os habitats na escola. A lista foi grande. No entanto, no 2º Conselho Eco-Escolas, decidiram-se as espécies a apresentar no desafio final, com algum critério. Assim, selecionou-se uma espécie autóctone, o sobreiro; uma árvore de fruto, a nespereira; um arbusto, o tojo; uma invasora, a silva; uma planta rasteira, o malmequer (margaça); dois animais pequenos, a abelha e a formiga e, por fim, um fungo, uma espécie de cogumelos. Após a seleção das espécies a trabalhar, procedeu-se ao seu esboço, desenho e pintura, em algumas sessões do Clube do Ambiente. Eu, na função de coordenadora, elaborei o caderno de campo para cada espécie e os alunos sob a minha orientação procuraram a informação solicitada na internet. Após isto, concluíram-se os cadernos de campo. Em relação à caracterização do solo, alguns alunos de uma turma do 5ºano, fizeram uma saída de campo, recolheram amostras de solo e analisaram a sua composição. Em sala de aula, pesquisaram e aplicaram os conhecimentos sobre as propriedades do solo já estudadas e elaboramos a ficha de caraterização do solo anexada.

Envolvimento dos alunos:
Na totalidade estiveram envolvidos 14 alunos (alunos da turma do 5ºano e alunos do Clube do Ambiente). Por influência das professoras responsáveis pelo Clube do Ambiente, os alunos foram convidados a desenvolver este trabalho, que os motivou e lhes deu prazer a realizar.

Divulgação:
A divulgação do projeto/desafio foi feita através dos elementos do Conselho Eco-Escolas, está referida no cartaz dos projetos na vitrine Eco-Escolas e os trabalhos finais (cadernos de campo) irão ser apresentados no Dia Mundial do Ambiente, numa exposição da escola, de diversos trabalhos relacionados com a Educação Ambiental e Sustentabilidade.