A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Básica Dr. Carlos Pinto Ferreira (Vila do Conde)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
6º ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Caraterização da rocha mãe do solo.

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Na aula de Cidadania e Desenvolvimento, ocorreu a projeção da informação que consta na página da ABAE. De seguida, foram discutidos os objectivos e importância desta actividade no currículo e na acção cívica dos alunos, foram organizados grupos de trabalho, divididas tarefas e calendarizados os passos a dar, no sentido de organizar um livro de campo.

Envolvimento dos alunos:
A actividade foi apresentada a duas turmas, do 6º ano de escolaridade, cerca de 45 alunos. Depois da apresentação da atividade, em sala de aula, os alunos ficaram muito interessados, numa actividade que se desenrolará principalmente no espaço exterior da escola, e que envolve várias competências, como pesquisa, investigação, observação, arte e cooperação. Durante a realização desta actividade, ocorreram algumas visitas ao espaço exterior, onde foi divulgada alguma informação acerca dos microrganismos presentes nos jardins e canteiros da escola. Com o auxílio do telemóvel, os alunos tiraram fotos de alguns organismos, tendo identificado as espécies, com o auxílio de tabelas e APPS específicas. De seguida passou-se à execução do livro de campo.

Divulgação:
Os alunos continuam a acrescentar páginas ao livro de campo, pelo que o produto final será divulgado, com recurso a uma exposição na biblioteca, na comemoração do dia da criança, dia 31 de maio.