A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Roque Gameiro (Amadora)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
6ºano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
As professoras responsáveis pelo Projeto Eco-escolas organizaram, com os alunos, uma aula de campo para observação e registo fotográfico de diferentes espécies de seres vivos existentes no recinto escolar.
Após a aula de campo, foi feita a seleção das fotos e espécies a estudar, como continuação do trabalho, sobre o mesmo tema, realizado no ano letivo anterior com os alunos de Ciências Naturais de 5ºano.
Os alunos escolheram, em grupos, as espécies animais e vegetais a estudar.
Em seguida fizeram a pesquisa para classificação e caracterização da espécie em estudo e o seu desenho.
Por fim, foram preenchidas as páginas do caderno de campo.
Foram utilizadas as páginas do caderno de campo elaboradas no ano letivo anterior, atualizadas para o presente ano letivo.
O tema Biodiversidade está diretamente relacionado com os conteúdos da disciplina de Ciências Naturais de 5ºano, que estes alunos frequentaram no ano letivo anterior, bem como com os conhecimentos gerais e gostos dos alunos.
A nossa escola, apesar de estar integrada numa zona urbana, apresenta um enorme espaço verde circundante às salas de aulas, onde pode ser observada uma enorme variedade de plantas e animais, constituindo assim um espaço privilegiado para a realização de aulas de campo e para o estudo da Biodiversidade, das características morfológicas dos seres vivos, e compreensão da importância da proteção dos espaços verdes e da Biodiversidade neles existente.

Envolvimento dos alunos:
Esta atividade foi proposta a um grupo de alunos de 6ºano com disponibilidade para a sua realização fora do horário letivo, cerca de 20 alunos.
Estes alunos mostraram uma grande motivação para a atividade proposta, e empenho na sua realização, podendo o seu envolvimento ser considerado muito bom.

Divulgação:
O trabalho realizado constitui um portfolio intitulado “A Biodiversidade da nossa escola”, iniciado no ano letivo 2022/2023, e continuado no presente ano letivo, dentro do tema/atividade “Biodiversidade na minha escola” proposto pelo Eco-escolas.
Este trabalho fará parte do material da BECRE da nossa escola, e poderá aí ser consultado por toda a comunidade educativa.
Pretendemos que este seja um trabalho com continuidade nos próximos anos letivos, sendo progressivamente acrescentadas a este Portfolio, em cada ano letivo, novas espécies da flora e fauna da nossa escola.