A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Padre Alberto Neto (Sintra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8º Ano de Escolaridade

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho foi planificado de forma a ser realizado ao longo do ano, à medida que se iam explorando os diversos temas do currículo de CN/FQ do 8º ano, fazendo-se sempre que possível, a articulação interdisciplinar. Os alunos trabalharam sempre em pequeno grupo, partindo de aulas de campo para recolha de dados, seguindo-se a investigação em sala de aula, com uso de equipamento como as lupas binoculares, material de laboratório, computadores, telemóveis, etc. Foi criado um banco de dados para consulta e partilhado o conhecimento ao longo do ano, nomeadamente, na semana das Ciências, com saídas de campo guiadas pelos alunos do 8º ano junto dos alunos de 5º ano.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos diretamente 26 alunos do 8º ano, e cerca de 45 alunos do 5º ano (fase de divulgação) no desafio que agora submetemos. No entanto, todos os alunos do 8º ano da nossa escola desenvolveram trabalho de campo no espaço da nossa escola, no domínio da biodiversidade e os materiais/recursos que consultámos foram partilhados com os outros docentes de CN/FQ.

Divulgação:
A divulgação do projeto foi feita ao longo do ano, inicialmente com a publicitação do desafio eco escolas "A Bio e geodiversidade da minha escola", através de email, para todos os docentes de CN/FQ, depois com a realização do laboratório aberto para alunos do 5º ano, durante a semana das Ciências e, finalmente, através da nossa página do eco escolas da PAN.