A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Pré-escolar (3 aos 6 anos)

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Impermeabilização do solo

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Desenvolvimento do trabalho:
Surgiu no âmbito da comemoração do dia da Floresta Autóctone e do interesse demonstrado pelas crianças. Assim, deu-se continuidade ao projeto, aprofundando o tema e envolvendo a família. Foi proposto aos pais virem à escola desenvolver uma atividade na sala dos seus educandos relativo ao tema do conhecimento da fauna e flora do nosso meio envolvente.
Partimos da observação direta das árvores existentes no nosso meio envolvente, através de várias saídas de campo, onde as crianças observaram e recolheram elementos naturais.
Uma vez que as crianças demonstraram bastante curiosidade e motivação e em aprender mais, em contexto de sala, fizemos trabalho de pesquisa, envolvendo também as famílias. Assim, descobriram o nome das árvores e as suas características (as diferenças entre cada tipo de folha, fruto e tronco).
Objetivos:
- Fomentar nas crianças a curiosidade, a observação a pesquisa e o registo;
- Promover o conhecimento e a importância da fauna e da flora do seu meio envolvente;
- Desenvolver comportamentos de preocupação com a conservação da natureza e atitudes de respeito pelo ambiente;
- Compreender e identificar características distintas dos seres vivos e identificar diferenças e semelhanças entre animais e plantas;
- Identificar, descrever e procurar explicações para as transformações que observa no meio físico e natural;
- Fomentar a capacidade de expressar as suas ideias e conhecimentos sobre situações que observa ou experiencia;
- Desenvolver o vocabulário de forma a comunicar adequadamente as suas ideias e saberes, demonstrando clareza e progressão no seu discurso;
- Proporcionar a participação em atividades que envolvam histórias, pinturas, desenho, modelagem, lengalengas, rimas, matemática, experiências;
- Fomentar a participação e partilha entre escola-família no processo ativo de aprendizagem.

Envolvimento dos alunos:
Este projeto teve início com a descoberta, curiosidade e observação direta de várias crianças do que existe no seu meio envolvente.

Divulgação:
O trabalho em questão foi divulgado à comunidade educativa através da exposição de trabalhos, da plataforma ChildDiary, redes sociais e Newsletter da escola.