A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Carmen Miranda (Marco de Canaveses)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
6º, 7º e 8º

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Ficha de caracterização do solo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Ao longo do ano letivo desenvolveu-se uma parceria com os alunos do Clube de Ciência Viva, os quais levaram a cabo diversas atividades, entre as quais as que aqui se apresentam. A planificação foi feita nas primeiras sessões no início do ano letivo. Os alunos estão distribuídos por 4 grupos, em horários e dias da semana distintos. Ao longo dos 3 períodos letivos fizeram várias visitas aos diferentes espaços exteriores existentes na escola. Observaram e fotografaram as diferentes espécies de animais e plantas, sempre que as condições meteorológicas o permitiram. Nos restantes dias, frios e/ou chuvosos, organizaram o material recolhido, fazendo pesquisa e as respetivas ilustrações, preenchendo uma ficha técnica para cada espécie.
De notar que os exemplares de plantas e animais que aqui se apresentam são apenas uma pequena amostra do trabalho realizado por este grupo de alunos.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 53 alunos. Na escola existe um espaço criado para atrair insetos (o qual os alunos batizaram de "SPA de Insetos"), com diversas espécies vegetais propícias a esse fim. Foram os alunos que fazem a manutenção desse espaço ao longo do ano letivo, que encontraram o exemplar do sapo e do tritão-de-ventre laranja.
A atividade do "Estudo das Características do Solo", foi levada a cabo por um grupo de oito alunos, da turma do 7ºB. Recolheram amostras de solo, numa zona do jardim da escola no qual existem plantas de hortênsias, que depois levaram para o laboratório onde elaboraram a atividade apresentada no documento anexado em "Ficha de caracterização do solo".

Divulgação:
Foram elaborados cartazes, em formato A3, a partir das folhas do caderno de campo. A sua divulgação foi feita numa exposição no átrio principal da escola e também nas redes sociais.