A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Professores

Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire (Estarreja)

Tema da Aula:
A Bio e Geodiversidade da minha escola – relação entre a fauna e a flora

Introdução:
A aula consistiu no seguinte:
Introdução: Antes da saída de campo: 1ª aula
• Relembrar conhecimentos sobre a biodiversidade de forma a enquadrar este tema e importância da mesma para a manutenção do equilíbrio da Natureza;
• Visualização de um vídeo sobre a Bio e Geodiversidade e os impactos sobre os seres vivos da redução da mesma;
• Informar sobre os objetivos da atividade e tarefas a executar no trabalho de campo;
• Pesquisa em várias fontes sobre as espécies atribuídas e de micro e macrorganismos que se poderá encontrar no recinto escolar;
• Seleção e tratamento da informação, com base na ficha de espécie e ficha de caracterização do solo.
• Organizar a turma, em grupos, para realização da saída de campo;
• Distribuir os materiais para cada grupo;
• Organização do material necessário para a saída de campo.
Desenvolvimento: Durante a saída de campo – 2ª aula
• Identificação de espécies e de micro e macrorganismos com base em guias de identificação e/ou outras fontes bibliográficas e de aplicações móveis;
• Captura de imagens com máquina fotográfica e/ou smartphone das espécies encontradas e registo das suas características;
• Recolha de amostras de solo.
Conclusão: Após a saída de campo – 3ª aula:
• Organização da informação e das imagens recolhidas;
• Seleção e tratamento da informação sobre as espécies e de micro e macrorganismos;
• Preenchimento da ficha de espécie, a resolução de uma ficha de trabalho sobre as propriedades do solo e a elaboração da ficha de caracterização do solo do recinto escolar, recorrendo às imagens capturadas e da informação selecionada;
• Esboço de cada espécie identificada;
• Preenchimento, pelos alunos, de uma ficha de “Auto - avaliação da aula”.

Ano de Escolaridade:
10-11 anos

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Os objetivos a atingir pelos alunos são:
• Reconhecer a flora e micro e macrorganismos no recinto escolar e/ou espaço envolvente;
• Reconhecer a diversidade de espécies existentes no mesmo espaço;
• Conhecer e dar a conhecer a diversidade de espécies que existem no espaço escolar;
• Identificar as espécies, com o auxílio de guias de identificação ou outros elementos bibliográficos e de aplicações móveis, como o iNaturalist/Biodiversity4All; Google Lens e PlantNet;
• Pesquisar e sistematizar informação da fauna (nome comum, nome científico, estatuto de conservação, distribuição geográfica, habitat, revestimento, ameaças, curiosidades, locomoção, reprodução) e da flora (nome comum, nome científico, estatuto de conservação, distribuição geográfica, habitat, ameaças, curiosidades, reprodução, floração, longevidade);
• Realizar uma atividade experimental para averiguar e classificar a permeabilidade do solo do recinto escolar em relação ao solo arenoso e argiloso;
• Averiguar a dureza e o pH do solo;
• Identificar seres vivos do solo com o auxílio da lupa;
• Adotar atitudes responsáveis na promoção da sua cidadania ativa e pensamento crítico na preservação e conservação das espécies;
• Desenvolver um projeto de aprendizagem ativa em trabalho de campo, com recurso a dispositivos móveis.
Em relação aos conhecimentos e competências a adquirir previstas nas Aprendizagens Essenciais para Ciências aturais do 5º ano, o aluno deve ser capaz de:
• Caracterizar alguma da biodiversidade existente a nível local, regional e nacional, apresentando exemplos de relações entre a flora e a fauna nos diferentes habitats;
• Identificar espécies da fauna e da flora invasora e suas consequências para a biodiversidade local;
• Formular opiniões críticas sobre ações humanas que condicionam a biodiversidade e sobre a importância da sua preservação.
• Valorizar as áreas protegidas e o seu papel na proteção da vida selvagem.

Duração da aula:
Tempo necessário para dinamizar a aula: 3 tempos de 45 minutos

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: