A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Professores

Escola Secundária de Estarreja (Estarreja)

Tema da Aula:
A Bio e Geodiversidade da minha escola - sucessões ecológicas.

Introdução:
O Projeto “Bio e Geodiversidade da minha escola” foi articulado com a disciplina de Ciências Naturais (8º ano), no âmbito das sucessões ecológicas e dos fatores abióticos. Os alunos trabalharam seguindo as orientações dadas num protocolo laboratorial fornecido pela professora estagiária. Realizaram um conjunto de atividades interessantes e criativas, desenvolvendo várias competências do perfil do aluno. Os contextos de aprendizagem foram variados dentro e fora da sala de aula, tendo permitido usar diversas ferramentas tecnológicas.

Ano de Escolaridade:
Ano de escolaridade – 8ºano_Professora Graça Rodrigues.

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
- Pesquisar e sistematizar informação referente à fauna (habitat, alimentação, reprodução, morfologia, estatuto de conservação, curiosidades) e flora (habitat, caducidade, longevidade, floração, maturação do fruto, estatuto de conservação, curiosidades) do recinto escolar.
- Identificar flora do recinto escolar;
- Identificar espécies do recinto escolar típicas das sucessões primárias, intermédias e clímax;
- Realizar uma atividade experimental para estudar e comparar a permeabilidade do solo do recinto escolar, em comparação com o solo arenoso e argiloso;
- Determinar o pH e a dureza do solo;
- Identificar à lupa seres vivos do solo.- Aplicar técnicas de observação, registo e recolha de dados no campo, em suportes diversos para posterior processamento;
- Consultar a carta geológica 13-C Ovar para identificar os tipos de rochas na região de Estarreja.

Duração da aula:
5 tempos de 45 minutos.

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: