A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Professores

Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço (Oeiras)

Tema da Aula:
Interação dos 4 subsistemas terrestres

Introdução:
Investigação do ambiente próximo da escola e articulação com última unidade estudo – Exploração sustentada dos recursos geológicos.
Em cada uma das quatro estações previstas no percurso, os alunos são questionados sobre o que observam e solicitados a mobilizar e a relacionar os conceitos lecionados. São convidados a observarem e identificarem espécies (animais/vegetais), utilizando algumas aplicações. É pedido para fazerem um registo fotográfico, para mais tarde selecionarem uma fotografia sobre qual vão descrever as relações entre os quatro subsistemas terretres.

Ano de Escolaridade:
11º ano - 16 anos

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
- Mobilizar conhecimentos geológicos prévios;
- Permitir a aquisição e o desenvolvimento de capacidades de observação, registo, tratamento de informação e organização do trabalho;
- Conhecer as litologias da região e relacioná-las com os diferentes subsistemas terrestres.

Duração da aula:
150 minutos.

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: