A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Professores

Escola Básica de São Pedro da Cova (Gondomar)

Tema da Aula:
A importância de conservar os insetos polinizadores

Introdução:
Foi proposto no inicio do 2º período o desafio aos alunos do 9º ano para participarem no projeto «A Bio Geodiversidade do Jardim da Minha Escola». Os alunos aderiram a este projeto de forma dinâmica, motivada e empenhada. Eles elaboram, em grupo, uma planificação e uma metodologia a desenvolver no decorrer do projeto.
Os alunos nas aulas de Ciências Naturais e de Cidadania e Desenvolvimento, em grupo de 2 a 3 elementos, começaram por observar atentamente o jardim quanto à biodiversidade dos seres vivos presentes, com a colaboração da professora.
Posteriormente, os alunos em grupo, no espaço exterior da escola fotografaram as espécies que encontraram, tendo enfoque nos insetos polinizadores e as respetivas flores, assim como os animais presentes nos solos. Neste contexto, os alunos com auxilio de uma app instalada no telemóvel/computador (FiTCount, Polli.NET, PlantNet, iNaturaList, Biodiversity4All, Invasoras.pt), ou com guias de identificação, observaram, monitorizaram e identificaram a biodiversidade presente neste ecossistema, tendo sempre em conta em não danificar nem perturbar os seres vivos no seu habitat. Posteriormente, os alunos recolheram amostras de solos e amostras de rochas no recinto da escola.
Em sala de aula, os alunos elaboram ilustrações de cada espécie, com a técnica do lápis de cor, e realizaram pesquisas para o preenchimento, em grupo, da ficha de identificação e caracterização das diferentes espécies. No laboratório, os alunos, em grupos, realizaram diferentes experiências no âmbito das propriedades físicas e químicas das amostras de solo e classificaram as rochas presentes no mesmo solo do recinte do jardim da escola.
Por fim, os alunos foram divulgar o projeto e atividades dinamizadas às salas de aula das diferentes turmas, elaboraram cartazes (Conservação dos insetos polinizadores e biodiversidade no jardim da escola). Os alunos contribuíram na elaboração de plataformas digitais para difundir o projeto a partir da criação de um eBook, de um blog, um Padlet, disponível classroom do projeto Eco-escolas, na página da Escolas e no jornal online da escola. Também no dia do agrupamento, no final do ano irão realizar uma exposição para a toda a comunidade escolar e encarregados de educação.

Ano de Escolaridade:
9º ano entre 14 e 15 anos

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Desenvolver competências de observação e identificação através das diferentes app digitais de identificação, monitorização e conservação das espécies no ecossistema.
Envolver os alunos em iniciativas científicas, tornando-se membros de projectos de Ciência Cidadã, como via de promoção da educação em ciência de orientação.
Compreender o conceito da biodiversidade e a sua importância para os ecossistemas.
Desenvolver uma consciência ecológica e uma atitude de respeito pelo meio ambiente.
Promover a conservação dos polinizadores, a sustentabilidade dos serviços de polinização e a resiliência dos ecossistemas através da criação de uma rede a nível nacional APPs digitais FITCount e PolliNET.
Desenvolver competências de investigação, incluindo a recolha e análise de dados;
Analisar problemas ambientais e desenvolver soluções práticas e sustentáveis para a conservação da biodiversidade
Estimular um sentido de responsabilidade e ética em relação ao ambiente e à biodiversidade.
Promover a participação ativa dos alunos em ações de conservação e divulgação de projetos e planos à comunidade escolar de preservação e sustentabilidade da biodiversidade da escola.
- Consciencializar e alerta-los para o impacte negativos das espécies exóticas/invasoras na biodiversidade.
-Promover discussões e debates sobre temas ambientais atuais, incentivando os alunos a pensar criticamente e a apresentar soluções.
- Conhecer a diversidade geológica do espaço escolar como serviço de suporte da biodiversidade.
- Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, realizar atividades com autonomia, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração da aula:

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: