A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Professores

Escola Secundária Aurélia de Sousa (Porto)

Tema da Aula:
Conhecer as caraterísticas de amostras de solo, relacionando-as com a paisagem.

Introdução:
Será inicialmente apresentado aos alunos um modelo de perfil de solo, relembrando o processo de formação e a constituição de cada uma das camadas ou horizontes, bem como as caraterísticas do solo que condicionam a sua fertilidade.
Serão formados grupos de 4 alunos, sendo entregue a cada um dos grupos uma das amostras de solo (recolhidas no espaço exterior da escola) identificadas com as letras A, B, C, D e E e sendo solicitado o registo das caraterísticas do solo de cada amostra, de acordo com o protocolo experimental.
Numa fase final do trabalho, os alunos deverão relacionar as caraterísticas do solo amostrado com o local da escola onde foi feita a colheita e com a cobertura vegetal no local.

Ano de Escolaridade:
8ºano - 13 anos

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
- Conhecer a constituição das camadas superiores do solo.
- Conhecer a biodiversidade existente numa amostra de solo.
- Identificar fatores abióticos que justificam diferenças observadas entre as amostras de
solo analisadas.
- Compreender a importância dos fatores abióticos para as culturas de alimentos.

Duração da aula:

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula:

Montagem experimental para observação do grau de permeabilidade de amostras de solo.