A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Professores

International School of Palmela (Palmela)

Tema da Aula:
Explorar as características do solo da nossa escola

Introdução:
Esta aula visa proporcionar aos alunos uma compreensão detalhada das características do solo, a sua importância para o meio ambiente e influência na vida das plantas e dos animais, no contexto da unidade curricular "Rochas, o Ciclo das Rochas e Solo" da disciplina de Ciências (currículo de Cambridge).

Ano de Escolaridade:
Alunos do 5o ano (idade aproximada de 10-12 anos)

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
• Identificar diferentes características do solo, como textura, permeabilidade, dureza e presença de matéria orgânica, relacionando-as com o conteúdo estudado na unidade.
• Compreender a importância do solo para a biodiversidade e para o funcionamento dos ecossistemas, no contexto da unidade curricular.
• Desenvolver habilidades de observação, registo e análise de dados, aplicando-as aos conceitos abordados na unidade.

Duração da aula:
2 h

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: