Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)
Tema da Aula:
Observar e identificar a Biodiversidade local.
Introdução:
- Construção de um Biocubo em sala de aula;
- Medição do volume do Biocubo;
- Saída para o recinto escolar e observação da biodiversidade existente;
- Colocação do Biocubo em determinadas áreas de campo onde existisse biodiversidade em abundância;
- Uso da aplicação iNaturalist para melhor identificarem as espécies encontradas;
- Verificação e registo de flora e fauna encontrada no volume do Biocubo;
- Observação e identificação de algumas espécies vegetais invasoras no recinto da escola;
- Regresso à sala de aula para refletir sobre a quantidade de biodiversidade existente e retirar algumas conclusões da atividade;
- Observação de uma flor completa, com especial atenção os órgãos reprodutores.
Ano de Escolaridade:
11 a 14 anos
Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
5ºano
- Relacionar as características de diferentes animais com o meio onde vivem;
- Interpretar a influencia da água, da luz e da temperatura no desenvolvimento das plantas;
- Caracterizar alguma biodiversidade existente no local;
- Identificar espécies invasoras da flora e da fauna e suas consequências para a biodiversidade local;
- Formular opiniões críticas sobre a ação humana que condicionam a biodiversidade e sobre a importância da sua preservação;
- Classificar objetos geométricos atendendo às suas características;
- Identificar e construir poliedros;
- Construir e reconhecer diferentes planificações para o mesmo poliedro.
6ºano
- Discutir a importância das plantas para a vida na Terra;
- Identificar os principais órgãos constituintes de uma flor;
- Classificar objetos geométricos atendendo às suas características;
- Compreender o que é o volume de um objeto;
- Medir o volume de um objeto, usando unidade convencionais adequadas.
Duração da aula:
A atividade foi realizada em 3 aulas de 50 minutos cada (1 aula de Matemática e 2 de Ciências Naturais).
Plano de Aula completo:
Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: