Oficina de Ilustração | Ecocasa – A casa do Ecolápis

No âmbito do desafio Faber-Castell “Ecocasa – A casa do Ecolápis”, a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, em parceria com a Faber-Castell, dinamizou a sessão online “Oficina de Ilustração – Ecocasa, a casa do Ecolápis”no dia 21 de fevereiro às 11h, com o objetivo de contribuir com algumas ideias e ferramentas para a participação das escolas neste desafio, tendo sido a professora Carla Cardoso a formadora desta ação.

Este desafio desafia os alunos a criar a casa na árvore onde habita a personagem “Ecolápis”.

O que é uma casa na árvore? É um edifício construído sobre a estrutura natural de uma árvore, sendo sustentado pelo tronco e ramos da mesma. De forma a ser sustentável e a garantir a preservação da natureza, esta casa deverá ser construída também com elementos naturais, como por exemplo, canas, troncos, ramos, folhas, etc.

Pretende-se, assim, que os alunos sejam os “arquitetos” destas casas, elaborando trabalhos originais de criação e ilustração da “ECOCASA”.  Na ilustração deverão constar, obrigatoriamente, os seguintes elementos: a árvore, a casa e a personagem “Ecolápis”.

No workshop são abordados os seguintes tópicos:

• Programa de Sustentabilidade da Faber-Castell
  • O ciclo de vida do Ecolápis
  • Apresentação do Desafio “Ecocasa – A casa do Ecolápis” promovido pela ABAAE e a Faber-Castell
  • Oficina de Ilustração: demonstração de técnicas e materiais possíveis de utilizar no Desafio “Ecocasa – A casa do Ecolápis”

Sobre a formadora:

Carla Cardoso
Licenciada em Ensino de Educação Visual e Tecnológica (1999) e Mestre em Ensino de Educação Visual e Tecnológica (2010) pela Escola Superior de Educação de Setúbal. Atualmente, é professora do 2º ciclo no Agrupamento de Escolas Ordem de Santiago, sendo também formadora de professores na área da Educação Artística.