ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB1/PE do Boliqueime (Funchal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Iniciámos o desafio contextualizando os alunos acerca do processo de fabrico dos lápis da Faber-Castell, divulgando as políticas ambientais adotadas pela marca.
As temáticas da sustentabilidade, poluição, preservação do ambiente e das espécies foram trabalhadas nas diversas áreas curriculares, indo também ao encontro dos temas da cidadania e desenvolvimento.
Foi apresentado o vídeo do Ecolápis disponibilizado na plataforma. Nas aulas do clube Eco-Escolas, realizámos uma sessão de brainstorming com os alunos, incentivando-os a explorar ideias sobre sustentabilidade e a importância dos elementos naturais. A metodologia de trabalho seguiu uma abordagem colaborativa e estruturada. Numa primeira fase, os alunos formaram pequenos grupos para discutir as suas ideias, permitindo uma troca rica de perspetivas e promovendo a colaboração. Posteriormente, cada um realizou um esboço individual da sua visão da Eco Casa, até à concretização do trabalho final.
Os materiais utilizados foram variados para garantir uma expressão artística rica e diversa. Utilizámos papel de desenho A3, lápis de cor, cores de cera, marcadores e aguarelas para a coloração e definição de detalhes.
Finalizados os trabalhos, procedeu-se a uma votação interna, de modo a escolher os três trabalhos que iriam representar a escola neste desafio.
Cada aluno teve a oportunidade de expressar a sua interpretação do tema, o que resultou numa variedade de desenhos únicos e criativos. Os alunos participaram ativamente em todas as fases do projeto, desde a pesquisa sobre sustentabilidade até à votação dos trabalhos.

Relativamente aos elementos naturais escolhidos para a Eco Casa, a aluna optou por incluir troncos, folhas, canas, baloiço, escorrega de bambu, sistema de captação de águas pluviais.
Os troncos foram utilizados como estrutura principal da casa, simbolizando durabilidade e a utilização de materiais renováveis.
As canas foram usadas para o telhado e decoração, destacando a importância da vegetação na regulação da temperatura e como habitat natural.
O sistema de captação de água da chuva foi desenhado para mostrar a reutilização da água, essencial para a sustentabilidade.