ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária D. Dinis (Santo Tirso)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Projeto ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Desafio Faber-Castell 2023-24
Este projeto foi apresentado aos alunos do 8.º ano de escolaridade, o principal objetivo foi criar uma representação artística e sustentável de uma casa de árvore ecológica, na qual teria que constar o Ecolápis.
Com o objetivo de criar uma representação artística e sustentável de uma casa ecológica. O projeto envolveu o uso de materiais de desenho específicos. O trabalho foi desenvolvido em várias etapas, seguindo uma metodologia bem definida para assegurar a organização e a qualidade do trabalho final.
Inicialmente, foi realizada um pesquisa sobre casas ecológicas, sustentabilidade e técnicas de desenho, reunindo referências visuais e conceituais. Com base na pesquisa, foi efetuado um esboço inicial da Ecocasa focado nos principais elementos e características que simbolizam uma construção ecológica. Posteriormente, o esboço inicial foi aperfeiçoado, foram adicionandos detalhes e pormenores para criar o desenho final da Ecocasa. Esta fase envolveu ajustes precisos e a aplicação de técnicas variadas para garantir a qualidade e a expressividade do desenho.
Para a criação da Ecocasa, utilizaram-se uma variedade de materiais de desenho, cada um escolhido pelas suas características específicas e contribuição ao projeto: lápis de cor para adicionar cor e vida ao desenho, com uma ampla gama de cores para detalhes vibrantes e sutis; lápis de grafite para os esboços iniciais, permitindo definir formas e estruturas básicas; marcadores para áreas que requerem cores sólidas e intensas, proporcionando um contraste claro e marcante; e caneta preta de diferentes espessuras para contornos, detalhes e sombras, criando uma variedade de linhas finas e grossas para dar profundidade e ênfase ao desenho.

A escolha de uma árvore com ramos e relva como elementos naturais para a Ecocasa do Ecolápis reflete um compromisso com a sustentabilidade, a qualidade de vida e a harmonia com o meio ambiente. Esses elementos não só melhoram a eficiência ecológica da casa, mas também criam um ambiente esteticamente agradável e funcional para o Ecolápis. A árvore e a relva simbolizam a integração da arquitetura com a natureza, promovendo um futuro mais verde e sustentável.
O projeto "ECOCASA" foi uma experiência enriquecedora, combinando criatividade e consciência ecológica. Através deste projeto, foi oossível explorar e aplicar conceitos de sustentabilidade, ao mesmo tempo que foram desenvolvidas habilidades artísticas e de pesquisa.