Escola Secundária de Arouca (Arouca)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
O trabalho a concurso consiste numa casa da árvore num terreno murado.
O trabalho foi desenvolvido no CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem). Utilizou-se uma metodologia de trabalho de projeto e de envolvimento de todos os alunos, assim como dos professores intervenientes. A metodologia de projeto implicou saídas de campo para observação e recolha de imagens/fotos do meio local, pesquisa, planeamento e concretização do trabalho. Numa primeira fase, recolheram-se imagens fotográficas das árvores envolventes da escola. Pesquisaram-se casas e quais os materiais naturais da região que se podem usar na construção de casas ecológicas na árvore. De seguida visionou-se o vídeo de apresentação do desafio e a oficina de ilustração online - “Ecocasa – A casa do Ecolápis” no âmbito do desafio Faber-Castell. Por fim, procedeu-se à criação do desenho, finalizando-se com a exposição na sala de aula e a seleção dos desenhos.
A árvore foi desenhada, usando a técnica de projeção da foto selecionada no quadro, onde previamente foi afixada uma folha de desenho A3. O aluno contornou a sombra da imagem da árvore com o lápis. De seguida, o aluno desenhou uma casa nos ramos da árvore, o Ecolápis e a envolvência. Na pintura do trabalho foram utilizados os Ecolápis de cor da Faber-Castell e aplicadas algumas das técnicas aprendidas ao longo do ano nas aulas de Educação Visual.
Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A casa do Ecolápis é feita de pedras do chão, unidas com barro, o telhado é de telhas de barro vermelho e as portas são de madeira. É uma casa resistente à chuva, o que é importante porque chove muito em Arouca.