ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Este painel resultou do trabalho desenvolvido por alguns alunos da turma A (Rafael, Luana, Ivo, João e Daniel) desta Escola de Educação Especial, com Síndrome do Espectro do Autismo. Este trabalho teve com objetivo geral responder ao desafio lançado pela Faber-Castell em parceria com a ABAAE, de forma a desafiar os alunos, sob a orientação do professor, para a elaboração de um trabalho original de Ilustração: a casa na árvore onde habita o Ecolápis.
Este desafio foi apresentado aos alunos de forma informal durante a exploração do livro “A Casa na Árvore” de Enid Blyton durante a dinamização do Projeto “Reciclar Histórias”, que integra o Projeto “Eco-Escolas”.
Na sala, os alunos consultaram a página web do Desafio “ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS” para recolheram mais informações, desenvolvendo assim as suas competências na área de investigação. Em seguida, os alunos exploram Brochura do Ecolápis e o Cartaz com o ciclo do Ecolápis (material disponibilizado pela Faber-Castell na plataforma).
Após a exploração desta informação, numa “mesa-redonda” e em estilo “brainstorming” foram avançadas várias ideias para a realização do desenho com a casa na árvore para o Ecolápis.
Após mais uma pesquisa na web, para procurar inspiração, foi a vez de arregaçar as mangas e mostrar os dotes artísticos, criando: uma casa de madeira com telhado de palha (material sustentável que garante a preservação da natureza), no cimo de um ramo de uma robusta árvore com copa frondosa, rodeada por uma cerca de madeira com a presença simpática do Ecolápis. A pintura com recurso ao lápis de cor foi a técnica escolhida e utilizada pelos alunos para a construção deste trabalho.
A elaboração deste trabalho contou com a participação dos alunos ao longo de todo o processo, que, de uma forma individual e apoiada/orientada pelo adulto, colaboraram dentro das suas capacidades/competências, promovendo a inclusão de todos neste desafio.
Com a realização desde trabalho/desafio foi possível desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, bem como, promover a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos; desenvolver a criatividade e; aplicar técnicas e materiais de desenho e pintura.

Após mais uma pesquisa na web, para procurar inspiração, foi a vez de arregaçar as mangas e mostrar os dotes artísticos, criando: uma casa de madeira com telhado de palha. E porquê a escola destes materiais? Porque é sustentável e garante a preservação da natureza, surgindo no cimo de um ramo de uma robusta árvore com copa frondosa, rodeada por uma cerca de madeira com a presença simpática do Ecolápis. A pintura com recurso ao lápis de cor foi a técnica escolhida e utilizada pelos alunos para a construção deste trabalho.