ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O trabalho, com o qual nos propomos participar no desafio “Ecocasa - A casa do Ecolápis”, foi realizado por um grupo de cinco alunos da turma D do Centro Sócio-Educativo (escola de Educação Especial) da APPACDM de Setúbal.
Depois de conhecerem o Ecolápis e o seu ciclo de vida, através do material disponibilizado pela Faber-Castell, os alunos concluíram que o lugar ideal para o Ecolápis morar era, sem dúvida, no alto de uma das muitas árvores que existem na quinta, onde a escola está inserida. Neste local, ele viverá feliz, rodeado da natureza de que tanto gosta e que lhe traz à memória as suas origens.
Foi desta forma que partimos para o desafio. Para aí viver, o Ecolápis necessitava de uma casa para se proteger da chuva, do frio, do calor, tal como os alunos. E eles iriam ser os arquitetos dessa mesma casa. O entusiasmo do grupo foi notório.
Saímos pela quinta à procura da melhor árvore, onde pudéssemos edificar uma ecocasa para o Ecolápis, sem prejuízo das espécies que aí coabitam.
Seguiu-se a parte da ilustração. Os alunos desenharam a casa utilizando régua, lápis de carvão e borracha, e pintaram, com recurso a lápis de cor. Para a pintura da árvore, os alunos relembraram as partes que a constituem e, de seguida, com tintas, aplicaram duas técnicas diferentes de pintura: com pincel (tronco) e com esponja (copa). A mão da Inês, que representa o tronco da árvore, simboliza todas as mãos (dos alunos) que, ao longo dos anos, têm plantado árvores da nossa quinta, como aconteceu no passado Dia Mundial da Árvore. É nelas que habitam o mocho e muitas outras aves que o Ecolápis irá ter como vizinhança.
Para a construção da ecocasa, de forma a ser sustentável, usaram-se materiais reutilizados tais como: tábuas velhas, paus e restos de tecidos e fios/cordéis.
Este desafio teve uma excelente recetividade por parte dos alunos, que nele participaram de forma muito empenhada. A personagem do Ecolápis, numa combinação do real com o imaginário, permitiu aquisição de conhecimentos, treino de competências pessoais e sociais, o desenvolvimento da criatividade e, sobretudo, dar mais um passo na direção da sustentabilidade, através da Educação Ambiental.