ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 2,3 de Mundão (Viseu)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O desafio Ecolápis foi apresentado nas aulas de cidadania, no âmbito do domínio "Eduação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável e nas sessões do clube de Saúde e Ambiente/ Eco-Escolas. E foi aceite com muito entusiasmo pelos alunos, que logo efetuaram, em trabalho de grupo, pesquisa e investigação sobre a personagem ecolápis e sobre a mensagem que este pretende transmitir.
Em aulas seguintes, cada aluno esboçou o seu projeto tendo em conta as aprendizagens adiquiridas nas aulas de EV e os requisitos do regulamento e apresentou-o ao grupo turma.
As aulas seguintes (2) foram utilizadas para a concretização do projeto, embaladas por melodias e vídeos de sensibilização ambiental e de debates sobre o domínio que estava a ser objeto de estudo.
A adesão foi muito significativa. Teve de haver seleção dos trabalhos, por parte dos alunos, promovendo assim, também o sentido crítico e de responabilidade.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Os mentores dos projetos optarem por não recorrer a elementos naturais. Preferiram por em prática os conhecimentos das aulas de Educação Visual.
Salientamos que esta atividade também foi utlizada como forma de integração da aluna deste desenho, uma vez que ela é oriunda de outro país.