ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 2,3 de Mundão (Viseu)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O desafio Ecolápis foi apresentado nas aulas de cidadania, no âmbito do domínio "Eduação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável e nas sessões do clube de Saúde e Ambiente/ Eco-Escolas. E foi aceite com muito entusiasmo pelos alunos, que logo efetuaram, em trabalho de grupo, pesquisa e investigação sobre a personagem ecolápis e sobre a mensagem que este pretende transmitir.
Em aulas seguintes, cada aluno esboçou o seu projeto tendo em conta as aprendizagens adiquiridas nas aulas de EV e os requisitos do regulamento e apresentou-o ao grupo turma.
As aulas seguintes (2) foram utilizadas para a concretização do projeto, embaladas por melodias e vídeos de sensibilização ambiental e de debates sobre o domínio que estava a ser objeto de estudo.
A adesão foi muito significativa. Teve de haver seleção dos trabalhos, por parte dos alunos, promovendo assim, também o sentido crítico e de responabilidade.

Os mentores dos projetos optarem por não recorrer a elementos naturais. Preferiram por em prática os conhecimentos das aulas de Educação Visual.