ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O desenvolvimento do projeto foi realizado individualmente por cada aluno, mas com momentos de partilha de ideias e colaboração entre todos. Inicialmente, foram organizadas aulas informativas onde foi feita uma pesquisa sobre o ciclo de vida do Ecolápis, com base na brochura e no cartaz fornecidos pela Faber-Castell. Estas aulas promoveram uma reflexão sobre os impactos ambientais dos produtos que utilizamos no dia-a-dia.
Após a fase de estudo e sensibilização, cada aluno desenvolveu o seu próprio design para a casa do Ecolápis. Durante o processo, houve várias ocasiões para a troca de ideias e sugestões entre os alunos, o que enriqueceu a criatividade e a diversidade das propostas apresentadas.
Foram lápis de cor para a decoração e ilustração do projeto. Foram utilizados diversos materiais de pintura para a decoração e ilustração do projeto, incluindo lápis de cor e aquarelas. Estes materiais permitiram aos alunos explorar diferentes técnicas de desenho e pintura, dando asas à sua criatividade.
Embora o trabalho tenha sido realizado de forma individual, a partilha de ideias e feedback mútuo foi encorajada em todas as fases do projeto. Isto proporcionou um ambiente de aprendizagem colaborativa, onde cada aluno pôde beneficiar das perspetivas dos colegas, melhorando assim o seu próprio trabalho.

Optou-se por utilizar madeira recuperada de troncos de árvores caídas. Esta escolha foi feita para minimizar o impacto ambiental e promover a reutilização de materiais, destacando a importância da sustentabilidade e da preservação das florestas.
Os ramos e os galhos também foram utilizados para criar suportes e detalhes decorativos na casa. Estes elementos complementam a estrutura e estética natural da casa, contribuindo para a sua integração com a árvore e o ambiente circundante.