ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Secundária Vitorino Nemésio (Praia da Vitória)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O projeto é Eco- casa do Eco- lápis, foi desenvolvida na disciplina de cidadania e desenvolvimento, pelas alunas: Liliana, Rita e Rute da turma 7ºB.
Para desenvolver o projeto começamos por fazer uma pesquisa orientada para percebemos como é produzida um eco- lápis, visualizamos o workshop de ilustração dado pela senhora Carla Cardoso, fotografamos algumas árvores da nossa escola e escolhemos para ser a base da casa do Eco- lápis a árvore que escolhemos chama- se: Myrica, espécie endémica dos Açores.
Para a ilustração utilizamos o seguinte material: folha de rascunho, lápis de carvão, borracha, folha A3 de papel cavalinho, papel de esguiço, canetas de feltro e lápis de cor.
Na ilustração usamos sombra para realçar e dar volume á ilustração.
Optamos por usar amarelo, amarelo florescente, laranja, roxo e rosapra fazer o pôr do sol e azul claro para o resto do fundo, amarelo para as paredes da casa e violeta para o chão, para fazermos o lápis usamos o vermelho.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A casa é feita de madeira pintada de amarelo, para refletir a luz do sol.
O telhado é feito de troncos de madeira.
O acesso à casa do eco-lápis é feito através de uma escada feita de corda e e troncos de madeira.