ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Colégio São João de Brito (Lisboa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O desafio da criação da Casa na Árvore para o Ecolápis foi apresentado aos alunos do GreenTeam numa das suas reuniões semanais do 2.º período. Navegámos pela plataforma do Programa Eco-Escolas, onde vimos o vídeo da Faber-Castell e o regulamento do concurso, analisámos o póster com o ciclo de vida de um Ecolápis, afixado no nosso placar na Sala da Esfera, e explorámos online o significado de floresta sustentável, de produção e consumo sustentáveis. De seguida, procurámos, também online, materiais escolares sustentáveis de produção nacional. Fizemos um brainstorming de ideias sobre a melhor casa na árvore do mundo para albergar um ser tão amigo do ambiente como o Ecolápis, "como se fosse para mim". Foi unânime a escolha da nossa Casa Comum. E não foi difícil enumerar os desafios que habitar nela se colocam ao nosso estimado Ecolápis. O desenho ficou a cargo de voluntários, mas nem todos concluíram os seus trabalhos dentro do prazo, porque o tempo fugiu... A autora optou por reutilizar materiais de pintura recolhidos ao longo do ano nas salas de aula, esquecidos, mas reunidos em caixas que os colocam ao dispor de quem precisa. Foi o caso.

Significado dos elementos no desenho (Maria Carreira - 8.º ano):
Saco de plástico, avião, barco e fábrica - estes elementos representam impactes negativos que as atividades humanas têm nos ecossistemas, provocando a poluição dos meios aquático, terrestre e atmosférico, através da produção de ruído, da libertação de gases tóxicos, da destruição de ecossistemas e das paisagens, de derrames de petróleo, do descarte de resíduos, grande parte deles encaminhados para o mar.
Troncos de árvores cortadas - representam o gasto sem reposição que acontece quando os lápis e todos os inúmeros utensílios e equipamentos não são feitos de forma sustentável, explorando abusivamente as florestas.
Estrela do mar, raia diabo, corais, tartarugas, urso polar arara - espécies em risco de extinção colocadas meticulosamente no trabalho para representar um dos piores resultados da intervenção do ser humano na natureza, pretendendo alertar o motivo pelo qual a produção de lápis como o Ecolápis devia ser uma prática comum ou até mesmo obrigatória.
Abelhas e lagarta - representam dois animais que, tal como os outros, estão em risco de extinção, têm um papel crucial no planeta. A polinização praticada pelas abelhas faz com que os outros insetos consigam espalhar as sementes. Estima-se que nas próximas décadas 40% deles sejam extintos.
Algas - estão presentes para nos lembrarem da sua importância no planeta, uma vez que se estima que cerca de 50% do oxigénio atmosférico é produzido pelo oceano.
Submarino - por ser um transporte que nos protege quando estamos no mar, foi colocado na imagem com o objetivo de representar um escudo através do qual a humanidade se defende, observando, sem agir em prol da mudança para estilos de vida mais sustentáveis.
Cordas que seguram o carrinho e sinal de stop - ambos os elementos representam a necessidade de mudar e a falta de tempo com que nos deparamos, como podemos ver nas cordas que estão ligadas apenas por um fio que, tal como o nosso tempo, se encontra “por um fio” e, facilmente, nos escapa.
Carrinho de compras - representa o que o ser humano consome desenfreadamente, e como isso se percebe quer pelo ritmo de consumo quer no de produção.
Pulmões - servem para que o apreciador do desenho perceba que, quando poluímos ou gastamos, não estamos somente a poluir ou gastar o que é nosso, mas também o que é de todos os seres vivos presentes e futuros.
Ecolápis - lápis produzido de forma sustentável, uma ideia de super-herói que procura cativar os humanos para, juntos, tentarem salvar o planeta, defendendo-o das agressões que comprometem a sua vida.
Sol - o sol, por dar energia a todo o planeta, representa a energia limpa, ainda desperdiçada em grande parte dos processos de produção atuais.
Ramos - representam os ramos aproveitados durante a criação dos Ecolápis.
Floresta - a floresta representa as árvores plantadas em substituição daquelas que foram abatidas durante o processo de criação dos Ecolápis.
Árvore - a árvore que eu escolhi não é de uma espécie aleatória. Trata-se de uma Pinus Carebea, que é a arvore utilizada na produção dos Ecolápis.
Casa - quando disseram que era necessário representar a casa do Ecolápis numa árvore, pensei na árvore da vida e, ao discutir as ideias com os meus colegas, chegámos à conclusão que não havia melhor casa para representar a vida do que o nosso precioso planeta, a nossa casa comum.