ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Colégio São João de Brito (Lisboa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O desafio da criação da Casa na Árvore para o Ecolápis foi apresentado aos alunos do GreenTeam numa das suas reuniões semanais do 2.º período. Navegámos pela plataforma do Programa Eco-Escolas, onde vimos o vídeo da Faber-Castell e o regulamento do concurso, analisámos o póster com o ciclo de vida de um Ecolápis, afixado no nosso placar na Sala da Esfera, e explorámos online o significado de floresta sustentável, de produção e consumo sustentáveis. De seguida, procurámos, também online, materiais escolares sustentáveis de produção nacional. Fizemos um brainstorming de ideias sobre a melhor casa na árvore do mundo para albergar um ser tão amigo do ambiente como o Ecolápis, "como se fosse para mim". Foi unânime a escolha da nossa Casa Comum. E não foi difícil enumerar os desafios que habitar nela se colocam ao nosso estimado Ecolápis. O desenho ficou a cargo de voluntários, mas nem todos concluíram os seus trabalhos dentro do prazo, porque o tempo fugiu... Neste desenho, o autor optou por utilizar os seus lápis de cor da Faber-Castell, apenas esses.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Significado dos elementos no desenho do Diogo Sequeira (6.º ano):
Verde – o trabalho dos organismos fotossintéticos, responsáveis pela limpeza da atmosfera até ao aparecimento da vida animal na Terra, criando o oxigénio e o ozono que nos permitem viver bem ao ar livre.
Azul – o recurso essencial à vida e que ocupa a maior parte da superfície do nosso planeta.
Castanho – os pés assentes em Terra firme, representando a consciência que temos de ter cada vez mais profunda sobre a importância de repensarmos as consequências dos nossos hábitos de vida sobre a saúde do nosso planeta.
Amarelo – a energia renovável e a criatividade de que tanto precisamos para revitalizar os ecossistemas cinzentos…
Sol – representa a energia inesgotável e a esperança no esforço de todos nós para curarmos a Terra dos danos que a humanidade lhe tem causado.
Raízes - o que da história da Terra e da Humanidade devemos aprender, para não cometermos os mesmos erros que comprometem a saúde global - das florestas, do oceano e todas as formas de água do planeta, dos solos, de todos os seres vivos e, também das reservas de materiais inanimados que a natureza foi armazenando para nos proteger. A firmeza que encontramos nos abraços dos nossos avós e pais, do que com eles devemos aprender, do que dos hábitos deles, enquanto crianças, devemos recuperar.
Tronco da árvore – o Ecolápis, que representa a ação de todos nós, pequenos Ecolápis, de braços abertos e em marcha rumo reconstrução e à recuperação do nosso planeta, a nossa casa comum. O tronco representa as opções responsáveis que todos os nós, “Ecolápis” em ação, queremos fazer para ajudar a Terra a revitalizar os ecossistemas marinho e florestal.
Ecolápis – representa as boas práticas e as boas escolhas de consumo, o bem-estar de todos os seres que habitam a mesma casa, porque todos juntos somos a bio e a geodiversidade que fazem deste planeta um lugar bom para vivermos.
Pulmões – o pulmão verde, que representa as florestas, e o pulmão azul, que representa o oceano global.
Ramos - representam os nossos irmãos e amigos, o nosso trabalho conjunto de onde nascerão bons frutos para o planeta, como os Ecolápis do presente e os do futuro.
Fundo verde – representa a reflorestação que nos ajuda a limpar o ar que sujamos; as florestas cobrem a folha do desenho, porque precisamos de MUITAS!
Lagos – porque a água é essencial à vida.
Casa do Ecolápis- é o Planeta Azul e Verde, o Precioso do Sistema Solar – a nossa Casa Comum.