ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB de Valongo do Vouga (Águeda)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

No âmbito do Programa Eco-Escolas, foi feita a apresentação do desafio Faber-Castell “A casa do Ecolápis” às turmas do 6ºano, no AEVV na disciplina de Educação Visual.
Todas as turmas demonstraram interesse em participar no projecto. Viram o ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell: brochura do Ecolápis e cartaz com o ciclo do Ecolápis), no site ABAAE. Visualizaram o vídeo “Faber-Castell – Escute o som da nossa pegada de carbono neutra…”. Refletiram sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos e a importância do trabalho pela Faber-Castell. Seguidamente, visualizaram a “Oficina de Ilustração Ecocasa – A casa do Ecolápis” e debateram o tema.
Num ambiente de entusiasmo, os alunos deram asas à imaginação e criatividade e idealizaram “A casa do Ecolápis”. Utilizaram uma folha de papel cavalinho A3. Foram muito criativos e aplicaram as técnicas e materiais sugeridos para o desenho e pintura do trabalho.
Apenas três trabalhos foram escolhidos para o concurso, mas foi uma escolha difícil! Todos estão de PARABÉNS!
Esta foi uma atividade motivadora, que estimulou a criatividade e o sentido crítico e simultaneamente, desenvolveu conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O Ecolápis construiu a sua ecocasa para morar lá e também para receber os seus amigos. A casa do Ecolápis é feita de madeira com degraus de plantas e com trepadeiras que servem de suporte para facilitar a subida para as casas.