ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB de Valongo do Vouga (Águeda)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

No dia 5 de março de 2024, a turma do 4º S participou, no âmbito do projeto Eco-Escolas, no concurso “Ecocasa – a casa do Ecolápis”.
Inicialmente, lemos o regulamento do concurso e também visualizámos vídeos sobre o Ecolápis. Lemos uma história da “Faber Castell” e estabelecemos a ligação com o projeto Eco-Escolas, concluindo que os dois têm objetivos em comum: preservar o meio ambiente e a sustentabilidade do nosso planeta Terra, tendo em conta a fauna e a flora.
Como forma de motivação para a atividade, ouvimos uma música de Carlos Paião “Uma árvore, um amigo” e explorámos um poema sobre a Natureza.
Cada aluno fez o seu trabalho, obedecendo ao tema proposto e não esquecendo os 3 elementos principais: uma árvore, a casa em cima da árvore e o Ecolápis. Utilizámos vários materiais de pintura como lápis de cera, marcadores e lápis de cor.
Foi uma atividade muito interessante e "superdivertida" pois, também nós, somos ecoestudantes! (turma 4º S)

O comboio é para dar brilho e vida ao arco-íris e este é para dar mais vida e mais cor à natureza. A casa da árvore é o abrigo do ecolápis e o baloiço é o seu divertimento preferido. A baleia é um grande ser vivo marinho que deve ser protegido, nunca nos podemos esquecer dela, mesmo quando passeamos pela floresta, pois se cuidarmos dela, também estamos a cuidar dos oceanos.
Usei lápis de cor amigos do ambiente.