ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 2,3/S de Oliveira de Frades (Oliveira de Frades)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Aproveitando os recursos disponibilizados na plataforma do Eco-Escolas, o desafio de construir uma Ecocasa para o nosso Ecolápis cativou-nos. Afinal, quem nunca sonhou com uma casa na árvore?
A imaginação dos alunos fluiu livremente e nos esboços transparece a magia e entusiasmo de criar um refúgio nas alturas. Embora o produto final selecionado tenha sido uma interpretação mais contida dessas ideias, mantém o encanto do conceito original. Os alunos de 5º ano ainda estão a familiarizar-se com as técnicas expressivas e o formato A3 e infelizmente, os materiais de pintura que utilizámos não incluíam os fantásticos Faber-Castell.

A Ecocasa seleccionada nasceu do imaginário de um aluno oriundo do Brasil. Remete-nos para uma inspiração diferente e ancestral que contrasta com as nossas concepções tradicionais de casa na árvore. A forma orgânica e fluida da casa leva-nos a tempos antigos, onde a ligação com a natureza era mais profunda e respeitosa. Os materiais imaginados para a sua construção são os existentes no local (madeira e palha de palmeira). Este projeto foi também um pretexto para explorarmos as maravilhas das florestas, falarmos das nossas árvores autóctones e da importância da biodiversidade.
O grande incêndio de 2017 também voltou às nossas memórias, pois é um assunto ainda muito presente nas famílias dos nossos alunos.
Apesar das limitações técnicas e materiais, a Ecocasa simboliza, para nós, a importância de preservar e celebrar a natureza.