ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 2,3/S de Oliveira de Frades (Oliveira de Frades)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

A professora, a lecionar a disciplina de Educação Visual aos alunos do 8ºD, aquando da exploração das Técnicas de Representação/Expressão, do Desenho Expressivo e de Observação e dos materiais utilizados, nomeadamente os lápis de cor, foram apresentados e explorados o cartaz com o vídeo de apresentação do desafio e a brochura do Ecolápis.
Na produção dos lápis de cor, da Faber-Castll, deu-se especial relevo à Educação Ambiental para a Sustentabilidade e Proteção Climática.
De seguida procedeu-se à análise e reflexão do regulamento do concurso.
Os alunos ficaram muito entusiasmados e aderiram de imediato à atividade. Não foi possível assistir à Oficina de ilustração por não ser compatível com o horário da turma.
Deu-se início ao trabalho utilizando o “Método de Resolução de Problemas”.
Começaram por pesquisar árvores que melhor se adequavam à construção de uma casa, por oferecerem uma boa base de sustentação para a construção da casa; casas variadas que se podiam fazer em árvores e materiais, características e impactos ambientais.
Seguiram-se registos das diversas ideias que iam surgindo e a seleção do esboço que melhor respondia ao solicitado e com mais originalidade e criatividade.
Por último, passou-se ao trabalho final em folha de formato A3, com o desenho, do esboço selecionado e pintura com lápis de cor da Faber-Castll.

- Madeira – Por ser, de todos os materiais, o mais adequado, o mais compatível e biodegradável. Permite dar continuidade à árvore e favorece o equilíbrio visual.
- Vidro (para as janelas) – O vidro nas rasgadas janelas permite ao Ecolápis sentir-se nas “nuvens”. Não só consegue ver tudo de uma forma extraordinária, como tem a possibilidade de ter sempre a luz do sol, da lua e das estrelas, sem qualquer barreira visual. Também vê como ninguém a copa das árvores, o ninho dos pássaros, os voos extraordinários que fazem, o nascer e o pôr do sol, as nuvens, a chuva, a neve, …
O Ecolápis além de ver, igualmente pode ouvir as sinfonias de todos os pássaros.
- Corda em sisal – Para unir e criar proteções, também por ser biodegradável e resistente.
- Canas – Material leve, duradouro, não polui e também biodegradável.