ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso (Torres Novas)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O desafio para a realização da ilustração da “Casa do Ecolápis" foi lançado em todas as turmas do 5º e 6º ano (6 turmas no total) nas aulas de Tecniarte (2ºciclo), tendo todo o trabalho motivacional e de concretização das propostas sido realizado nas aulas das referidas disciplinas.
Após explicação aos alunos dos objetivos do trabalho, procedeu-se à motivação dos alunos proporcionando-lhes a visualização dos recursos disponibilizados na página online do desafio. A fim de os motivar para o tema proposto para o presente ano, foram proporcionados aos alunos igualmente a visualização do vídeo da oficina de ilustração da ecocasa. Cada aluno fez igualmente a sua própria pesquisa sobre o assunto, de forma autónoma fora e dentro da sala de aula.
Foi dado a liberdade aos alunos a escolha da técnica de pintura com a qual se sentissem mais confortáveis e que quisessem utilizar, pelo que no final resultaram propostas de ilustração em técnicas de pintura a lápis de cor, lápis de cera e canetas de feltro.
A atividade decorreu durante as aulas sob a orientação das docentes, tendo os alunos demonstrado, interesse e entusiasmo pelo tema.
No final, para representar a escola, procedeu-se à seleção dos 3 trabalhos de entre todos os apresentados a concurso interno.

Feita de madeira, esta casa do Ecolápis integra-se na floresta sendo envolvida pelos próprios ramos da árvore onde foi construída e que a ela se entrelaçam. Oriunda de uma floresta sustentável, a casa do Ecolápis é assim construída de um material resistente que respira da própria natureza, permitindo a sua perfeita integração na mesma.