ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB1/JI de Sendim (Matosinhos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

À turma do 4º ano da EB.Sendim foi atribuída a tarefa de dar resposta ao desafio “ A casa do Ecolápis “.
Depois de uma breve abordagem sobre as preocupação ambientais da marca que patrocina o EcoLápis – Faber Castell - através da visualização de imagens e vídeos disponibilizados pelo programa Eco Escolas e de esclarecidas as regras deste desafio, cada aluno iniciou a sua criação com a colaboração da professora titular de grupo e da professora de artes.
O trabalho foi realizado com materiais como: riscadores, carvões, grafite , marcadores , pastel de óleo e alguns apontamentos de aguarela.
No final resultaram 12 trabalhos muito criativos. A escolha do eleito para representar a escola no desafio coube a toda a comunidade educativa. Os trabalhos foram expostos na biblioteca e cada turma juntamente com os seus professores elegeram o seu preferido . No final foi escolhido o que reuniu mais votos. Todos os trabalhos estão expostos no átrio central como forma de divulgação da criatividade de todos.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A casa seria construída de madeira com lianas em redor do tronco como forma de acesso ao seu interior, não esquecendo quem tem mobilidade reduzida e por isso o elevador. As cores seriam para lhe dar mais alegria e tornar um espaço mais agradável, á imagem das casas das aldeias portuguesas no mês de Agosto. O Eco lápis está á porta não só para dar as boas vindas a quem chega, mas também como vigilante da floresta para a prevenção dos fogos na floresta tão comum no nosso país no verão.