ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB1/PE de São Martinho (Funchal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Foi apresentado aos alunos o vídeo de explanação da nova versão Ecolápis, assim como os exemplos que poderiam utilizar para a nova transformação. Na mesma linha foram mostradas imagens de meios naturais com as características desejadas para melhor entenderem a finalidade deste projeto. Os materiais mais votados foram as de tintas, canetas de feltro, lápis de cor e esponjas (para técnica do esponjado). O primeiro passo foi a execução de um croqui para melhor organização e execução do trabalho. Este foi um caso em que o aluno optou por pôr animais de um meio aquático para lhe fazer companhia (um pequeno lago com sapinhos).O envolvimento das crianças foi total em todas as fases e aderiram com bastante entusiasmo e interesse.

A casa do Ecolápis foi construída em madeira pois, segundo o aluno, "Não poderia ser feita com outra coisa que não pertencesse à natureza, pois só lhe iria fazer mal".